Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

GRIPE – RP investiga sete mortes suspeitas

A Secretaria Municipal da Saúde investiga sete mortes que podem ter sido causadas pelo ví­rus H1N1, da influenza – a popu­lar “gripe A” ou “gripe suína”. A in­formação está no último Boletim Epidemiológico, divulgado nesta sexta-feira, 15 de junho. A cidade também já tem 24 casos confir­mados da doença, aponta o do­cumento. Seis óbitos ocorreram no mês passado e um em abril.

No ano passado, foram con­firmados em Ribeirão Preto 41 casos de influenza (de 246 sus­peitos), queda de 56% em relação aos 93 de 2016 (447 investigados), 52 a menos. Em 2018, até ontem, a Secretaria da Saúde investigava 112 ocorrências, com 24 confir­mações (21,4%). Em 2017 não foi constatado nenhum óbito, mas no período anterior doze pes­soas morreram vítimas do vírus H1N1, que causa a popular “gripe suína” ou “gripe A”.

“Quanto antes as pessoas se vacinarem, melhor, porque esta­rão protegidas com mais rapidez e, assim, é menor o risco de trans­missão para outras pessoas”, aler­ta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Planeja­mento, Luzia Márcia Romanholi Passos. Ribeirão Preto possui atualmente 38 salas de vacinas que permanecem abertas de se­gunda a sexta-feira, com horários variados de atendimento de acor­do com os de funcionamento de cada unidade de saúde.

A vacina ofertada protege contra os três subtipos do ví­rus da gripe deter-minados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – A/H1N1 (a popular “gripe suína” ou “gripe A”), A/H3N2 e influenza B (“B Phuket”). O Ministério da Saúde prorrogou até a próxima sexta-feira (22) a campanha de vacinação contra a gripe – Ribeirão Preto segue a re­comendação.

Segundo o último balanço da Secretaria Municipal da Saú­de, divulgado pelo Programa de Imunização, foram imunizadas 103.187 pessoas na cidade, en­tre 23 de abril e 14 de junho, atingindo uma cobertura vaci­nal de 67% dos grupos priori­tários, que abrange 154.030 ou 90% do público-alvo.

Já foram vacinadas 14.932 crianças, 22.923 trabalhadores da saúde, 3.118 gestantes, 1.297 puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias), 3.060 profes­sores, 57.845 idosos e 12 indíge­nas. Entre as pessoas portadoras de comorbidades, foram vacina­das 31.249 no mesmo período, atingindo cobertura de 66,8% de uma população de 46.750 pesso­as. Nesta etapa da campanha, to­dos os grupos prioritários estão sendo vacinados.

Luzia Márcia Romanholi Passos alerta a população para procurar os postos de vacinação e aproveitar a prorrogação da campanha que vai até a próxima sexta-feira. “Somente a imuniza­ção garante a proteção contra a doença e a diminuição do risco de transmissão para outras pesso­as. Portanto, solicitamos à popu­lação, às famílias de nossa cidade que procurem os postos de vaci­nação para se imunizarem”.

“É fundamental que a po­pulação procure os postos de saúde para se vacinar, lembran­do que a vacina protege não somente contra a gripe, mas também casos graves que po­dem levar a internações e até à morte”, orienta Mayra Fernanda de Oliveira, coordenadora do programa de Imunização da Se­cretaria Municipal de Saúde.

Na área de atuação do De­partamento Regional de Saúde (DRS-13), que abrange Ribeirão Preto e mais 25 cidades, a meta é vacinar 359.796 pessoas, 90% do público-alvo de 399.774 habi­tantes. Desde 23 de abril, aproxi­madamente 9,1 milhões de pau­listas foram vacinados. Todas as regiões abrangidas pelos 17 De­partamentos Regionais de Saúde (DRS’s) têm cobertura vacinal de aproximadamente 75%.

Postagens relacionadas

Ação do Cata Sonho no Arraiá Mió di Bão resulta em cadeira de rodas

Redação 2

Empresário de RP morre após acidente em Matão

Luque

Preço médio do gás de cozinha é recorde

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com