Tribuna Ribeirão
Política

CAUSA ANIMAL – Duarte Nogueira se reúne com ativistas

“A causa animal não é um tema secundário, mas uma prioridade da administração municipal, e se não foi feito mais até agora foi por causa da situação calamitosa em que encontrou a prefeitura de Ribeirão Preto”, diz o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB). Na tarde de quarta-feira, 13 de junho, ele participou de encontro com ativistas e o vereador Marcos Papa (Rede), presidente da Comis­são Parlamentar de Inquérito (CPI) da Eutanásia.

A reunião marcou a abertura de um diálogo inédito entre a atual administração e os protetores de animais, que desde o ano passado estão em pé de guerra com a Co­ordenadoria de Bem-Estar Animal (Cbea). Acompanhado do secretário municipal do Meio Ambiente, Otávio Okano, responsável pelo setor, No­gueira recebeu cinco ativistas.

Na reunião estavam Andrea Campaz Bombonato (presiden­te da ONG Focinhos AS), Carolina Paglioli Lessa (vice-presidente da Gaama), Flávia Fernanda Frederico (da ONG Projeto Murilo Pretinho), Daniela Soares de Oliveira Rigo (Cãopaixão) e Sandra Maria da Silva (advogada). Segundo Papa, o encontro serviu para discussão das denúncias contra a Cbea, acu­sada, entre outras coisas, de prati­car eutanásias em desacordo com a legislação.

Papa disse ao prefeito que os sacrifícios ferem a Lei Feliciano (es­tadual, nº 12.916/08), que só au­toriza a eutanásia quando há risco para a saúde pública ou para outros animais ou quando o cão ou gato sofre de doença incurável. No ano passado, segundo o último levanta­mento oficial da Cbea, foram sacri­ficados 152 cachorros e gatos. Na reunião, Nogueira pediu às ativistas que indicassem quais as medidas que precisam ser adotadas.

As protetoras assumiram o compromisso de elaborar um rela­tório com todas as ações prioritá­rias, incluindo a completa reestru­turação da Cbea, com a ambiciosa meta de, em cinco anos, não ter mais animais de rua em Ribeirão Preto – ou, pelo menos, não ter mais cadelas não castradas pe­rambulando soltas pela ruas da cidade. Esse relatório será entre­gue em reunião já agendada para o próximo dia 26.

Postagens relacionadas

Quer ajuda no Congresso – Bolsonaro quer MDB e PRB juntos

Redação 1

Prefeitura deve mudar em abril

William Teodoro

Vereadores se dizem enganados e retiram apoio de CPI que mira padre Lancelotti

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com