Tribuna Ribeirão
Política

Distrato é assunto urgente, diz Jucá

O senador Romero Jucá (MDB­-RR) deve assumir a relatoria do pro­jeto que regulamenta as penalidades para quem comprar imóvel na planta e, depois, desistir do negócio, o cha­mado distrato.

Nesta quarta-feira, 13, o sena­dor já se encontrou com entidades ligadas à área da construção civil, mas evitou afirmar se o projeto pode sofrer modificações na Casa.

Como mostrou o jornal O Esta­do de S. Paulo, o texto foi aprovado semana passada na Câmara, mas tem recebido críticas por bene­ficiar as construtoras. Por causa disso, o Palácio do Planalto traba­lha para que a penalidade aplicada ao consumidor seja de 25% do va­lor já pago e não 50% como apro­vado pelos deputados. “Nós pre­cisamos de um modelo que seja razoável para o Brasil. Não sei se é possível reduzir (as porcentagens das multas)”, disse.

Jucá afirma que não conhece de­talhes do projeto, mas que o assunto é “urgente” e que o Senado vai olhar com atenção para a matéria.

Se o texto sofrer modificações, terá que voltar a ser analisado pela Câmara, o que retardaria a sanção do projeto. No entanto, para man­ter o porcentual de 25%, governistas podem recorrer a uma manobra re­gimental, o que evitaria o retorno do projeto à Câmara e iria suprimir os 50% do chamado regime de afetação (regime da maioria dos empreendi­mentos, pelo qual cada prédio tem CNPJ próprio para proteger interes­ses dos compradores).

Outra possibilidade para não atrasar a tramitação da matéria seria combinar com o presidente Michel Temer um veto ao parágrafo do pro­jeto de lei aprovado pelos deputados que estabelece a multa de 50% nos casos de devolução de imóveis no regime de afetação.

Sem o parágrafo, a multa seria de 25% para todos os casos de devo­lução do imóvel. Assim, a penalidade ficará mais próxima de decisões re­centes da Justiça que estabeleceram valor de 10% a 25% do valor pago à construtora.

Apesar disso, Jucá afirmou que não há nenhuma garantia que os senadores não façam alterações no texto. Antes de ser analisado pelo plenário, o projeto vai passar pela Comissão de Assuntos Eco­nômicos do Senado.

Postagens relacionadas

‘Supersalários’ – Autor de ação acusa Câmara de ‘omissão’

Redação 1

Governo publica MP com medidas trabalhistas para enfrentar a crise do coronavírus

Redação 1

Senado avalia se plenário deve validar decisão do STF de afastar Aécio

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com