Tribuna Ribeirão
Política

Mapeamento digital da RMRP custará R$ 7 mi

Durante a oitava reunião da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), realizada na manhã desta segunda-feira, 11 de junho, na Associação de Engenharia, Ar­quitetura e Agronomia (AEAARP), modelos, programas, projetos e financiamentos para atividades de construção de moradias de inte­resse social foram discutidas pelo secretário Estadual de Habitação, Nelson Luiz Baeta Neves Filho.

Também foi apresentado, na oportunidade, um esboço do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) pelo presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti, e pelo subsecretário de Assuntos Metro­politanos, Edmur Mesquita. “Em breve, a Emplasa e a subsecretaria anunciarão investimentos na ordem de R$ 7 milhões para elaboração do PDUI e mapeamento digital das 34 cidades, oferecendo todo embasa­mento necessário das informações para uso e ocupação das faixas de áreas dos municípios da RMRP”, explicou o presidente do conselho, Duarte Nogueira Jùnior (PSDB).

Comitê Executivo do PDUI – Ficou definido que a escolha dos municípios que terão assento no Comitê Executi­vo do PDUI (um por sub-região), nos termos da Deliberação PDUI, será re­alizada na próxima semana, mediante o interesse dos prefeitos para assumir o posto. Os pleitos pela vaga serão sorteados e o nome será divulgado. “Instrumento legal que estabelece, com base em processo permanen­te de planejamento, as diretrizes e as ações para orientar o desenvol­vimento da Região Metropolitana, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população, o Comitê Executivo será o primeiro passo para elaboração do PDUI”, explicou Edmur Mesquita.

A RMRP, reúne 34 municípios di­vididos em quatro sub-regiões, sendo a sub-região 1 composta pelos mu­nicípios de Barrinha, Brodowski, Cra­vinhos, Dumont, Guatapará, Jardinó­polis, Luis Antônio, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Santa Rita do Passa Quatro, São Simão, Serrana, Serra Azul e Sertãozinho. A sub-região 2 engloba Guariba, Jaboticabal, Monte Alto, Pitangueiras, Taiúva e Taquaral. A sub-região 3 é composta por Ca­juru, Cássia dos Coqueiros, Mococa, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa do Viterbo e Tambaú e, a sub-região 4, Altinópolis, Batatais, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Sales Oliveira e Santo Antônio da Alegria.

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – Para que a região possa contar com um órgão fiscalizador e regulador de transporte interurbano, foi amplamente debati­da a necessidade de dar agilidade ao processo. Ficou proposto a entrega de um documento oficializando o pedi­do ao governador do Estado, Márcio França (PSB), constando as 34 assi­naturas dos prefeitos. A prefeitura de Ribeirão Preto já ofereceu uma área, localizada nos Campos Elíseos, que pertence ao município. Com mais de dois hectares, o prédio na rua Tamandaré, esquina com a rua João Bin, foi ocupado pelo Departamento de Estradas de Rodagem por mais de 50 anos. Ali funcionava o antigo serviço de patrimônio do DER.

Postagens relacionadas

Sevandija abre nova fase de investigação

Redação 1

Secretária Estadual da Cultura visita Ribeirão Preto

Redação 2

Ibope – Bolsonaro chega a 26% das intenções de voto

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com