Celebrar o dia dos namorados éuma das formas de preservar o amor vivo nas relações. Este sentimento estáassociado a uma série de benefícios para a saúde. E se você tem alguma dúvida se vale a pena amar e demonstrar carinho pela pessoa amada, aqui seguem algumas comprovações científicas.
O AMOR NOS DEIXA MAIS FELIZ – Um dos hormônios responsáveis pelo sentimento de felicidade quando estamos apaixonados éa dopamina. Esta substância melhora o humor, faz as pessoas se sentirem apreciadas e extremamente positivas.
A boa notícia éque alguns estudos sugerem que este hormônio encontra-se elevado também no cérebro de casais de longa data. Desta forma os benefícios continuam além do estado de paixão.
O AMOR DIMINUI O ESTRESSE – Além da dopamina, outro hormônio que acompanha os casais enamorados consiste na oxitocina. Este éresponsável pela conexão e sentimento de confiança que une duas pessoas.
Outro benefício da oxitocina éauxiliar no controle do estresse. Quando as pessoas se sentem amadas e seguras os níveis do cortisol (hormônio do estresse) tendem a diminuir.
O AMOR AJUDA A CONTROLAR A ANSIEDADE – O sentimento de solidão pode ser nocivo para a nossa saúde. Nesta situação ocorre aumento de cortisol e adrenalina, estimula o sentimento de ansiedade. Estar apaixonado e se sentir amado pode atenuar esta sensação.
O AMOR NOS FAZ CUIDAR MAIS DA SAÚDE – Casais cuidam mais da saúde um do outro. Muitas vezes existe uma negação sobre uma condição médica; o parceiro pode auxiliar a perceber a necessidade de procurar um profissional de saúde.
Por exemplo, pessoas em uma relação estão mais propensas a detectar um melanoma (um tipo agressivo de câncer de pele) mais precocemente.
O AMOR NOS AJUDA A VIVER MAIS – Estudos jácomprovaram que pessoas casadas tem maior longevidade. E os benefícios continuam, como a diminuição de demência e doenças mentais.
No entanto, apesar das evidências serem fortes para os casais apaixonados, uma revisão em 2010 com mais de 140 estudos comprovou que qualquer tipo de relacionamento (incluindo amigos e família) tem um impacto positivo na saúde. Portanto, mesmo quem estásolteiro tem motivos para comemorar.
Com tantas razões para cultivar o amor desejo um feliz dia dos namorados.
Adriana Pessoa – [email protected]
Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa em São Paulo,
possui Residência em Clínica Médica e Endocrinologia pela mesma instituição.
É Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Associação Médica Brasileira.