Há oito anos a Guarda Civil Municipal (GCM) não vivia um dia tão marcante como nesta quinta-feira, 7 de junho. “Esse dia, aqui na escadaria do Palácio Rio Branco, vai ficar marcado na mente de todas as senhoras e senhores, dos seus familiares, filhos, amigos e servidores que se incorporam agora à GCM”, definiu o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) ao parabenizar toda a corporação pela formatura dos 48 novos integrantes da “Família Azul Marinho”, como se referem à GCM ribeirão-pretana.
A formatura dos novos integrantes da 10ª Turma da Guarda Civil Municipal, em frente ao Palácio Rio Branco, começou com o grupamento perfilado sob o comando do GCM 1ª Classe Ricardo da Rocha Margon, coordenador do curso de formação. Os guardas se apresentaram às autoridades, fizeram o juramento e entoaram o lema da corporação em um dos momentos mais emocionantes da cerimônia.
“Foi um treinamento de quase quatro meses, com muita ênfase em técnicas operacionais para servir bem à população de Ribeirão Preto. Foi com muita dedicação, suor, esforço e agora chegaram à conclusão do curso com chave de ouro. Vamos servir bem à população da cidade”, enfatizou Margon, que é da 3ª Turma da GCM do segundo concurso de 1995.
“Aproveito a oportunidade para reiterar o meu sincero agradecimento ao prefeito Duarte Nogueira que não mediu esforços para investir e melhorar a nossa GCM”, disse a superintendente Mônica Noccioli. “Obrigado por acreditar e reconhecer nosso trabalho que, comprovadamente, é de suma importância para toda a população ribeirão-pretana.”
“Estamos aumentando em praticamente 25% o nosso contingente, caminhando para próximo de 250 guardas civis municipais. Essa 10ª formatura vai nos permitir renovar a energia e o vigor, e garantir a memória do trabalho da Guarda já realizado ao longo de todos esses anos”, disse o prefeito Duarte Nogueira.
O prefeito ainda frisou que os novos guardas já estão de posse dos uniformes (equipamentos adicionais, algemas e coletes). Os armamentos e munições estão previstos para chegar até o final deste mês. “Faz oito anos que a Guarda Civil não adquiria novas munições. É um negócio estarrecedor, mas é um dado de realidade que a população tem todo o direito de saber”, ressaltou.
Além da melhoria dos equipamentos, das armas e de todo o equipamento de trabalho, o governo municipal também pretende renovar a frota de veículos da Guarda Civil e melhorar seu sistema tecnológico, o qual a corporação já dispõe.
O GCM Sato foi um dos três primeiros colocados do curso de formação. Ele recebeu do prefeito Duarte Nogueira o certificado de conclusão. “Estou tremendo, não imaginava esta colocação. Só tenho a agradecer ao comando da Guarda que me mostrou o caminho a ser trilhado. A população pode esperar porque o nosso trabalho será bem feito”, comemorou.
Os novos guardas foram aprovados em concurso lançado em 2013, na gestão Dárcy Vera (sem partido), suspenso no ano seguinte e retomado em 2017 por Nogueira. O concurso oferecia 50 vagas – 43 para homens e sete para mulheres. No exame objetivo realizado em 2013 foram aprovados 88 candidatos. Com a retomada do processo seletivo, porém, muitos desistiram, já que nesse período conseguiram aprovação em outros certames – como o da Polícia Militar e de Guardas Civis Municipais da região.
Ao final do novo teste de aptidão física e das avaliações médica e psicológica, restaram 56 candidatos – 41 homens e 15 mulheres. Todos os do sexo masculino foram nomeados. Já entre as 15 do sexo feminino, apenas as sete melhores colocadas conseguiram a nomeação – oito candidatas, aprovadas em todas as fases, ficaram de fora.