Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Avenida em obras até o final do ano

Nesta quarta-feira, 6 e junho, a prefeitura de Ribeirão Preto dará início à construção das três pon­tes sobre o córrego Retiro Saudo­so, na avenida Doutor Francisco Junqueira, que fazem parte do Programa de Aceleração do Cres­cimento – PAC da Mobilidade Urbana (PAC II), um pacote de obras que terá investimento de R$ 310 milhões. As intervenções se­rão escalonadas, de 20 em 20 dias, e durante seis meses o tráfego de veículos será limitado na região central da cidade. As interdições terão início na tarde desta terça­-feira (5), por isso o motorista deve ficar atento.

A primeira obra vai ligar as ruas José Bonifácio, no Centro, à Paraíba, nos Campos Elíseos. Nas próximas etapas, também serão construídas mais duas pontes na Francisco Junqueira, entre as ruas Barão do Ama­zonas e Benjamin Constant e Visconde de Inhaúma e Ta­mandaré. As intervenções con­tribuirão futuramente para a fluidez do trânsito, assim como as outras que ocorrerão na ci­dade, provenientes do PAC da Mobilidade. “Estas pontes te­rão uma grande importância no trânsito da região central, criando uma ligação direta com o bairro dos Campos Elí­seos, melhorando a fluidez do trânsito de outras ruas, como a Amador Bueno e Tibiriçá”, des­taca o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB).

A previsão para a conclusão das três pontes é de seis meses. “A Secretaria de Obras acompanha­rá o desenvolvimento das cons­truções e a Transerp, responsável pelo gerenciamento do trânsito na cidade, ficará atenta às mudan­ças, a fim de garantir a segurança e fluidez dos veículos”, completa o chefe do Executivo.

Vinte dias depois do início das obras na José Bonifácio, a Secretaria Municipal de Obras Públicas dará início à construção da segunda ponte sobre o córrego Retiro Saudoso, com a ligação das ruas Visconde de Inhaúma e Ta­mandaré. Passados mais 20 dias, terão início as obras da terceira ponte, interligando as ruas Barão do Amazonas e Benjamin Cons­tant. Nas três intervenções, as eta­pas de construção serão idênticas.

A primeira etapa consiste na instalação do canteiro de obras e interdições de trânsito. Em seguida, serão instaladas as es­tacas-raiz e blocos de fundação e, na sequência, colocados os pilares e as vigas pré-moldadas. Finalizada esta fase, será reali­zada a concretagem da laje do tabuleiro (nome dado ao pavi­mento de uma ponte) e cons­truídas guias, sarjetas e rampas de acessibilidade (oito em cada). O trecho, então, receberá asfalto novo. Finalizada a execução des­tas etapas, a sinalização horizon­tal e vertical será instalada.

A V Quattro Engenharia Ltda., de Osasco (SP), venceu a licitação com proposta de R$ 2,208 milhões. Segundo nota da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Tran­serp), além da interdição parcial de trechos da Francisco Junquei­ra entre a Jerônimo Gonçalves e José Bonifácio, será necessária a adequação no sistema viário da região, como a proibição de esta­cionamento e a criação de três fai­xas de rolagem na avenida Fábio Barreto, entre a rua Alagoas e a rotatória Amin Calil, e na Silveira Martins, entre a rotatória e a rua Patrocínio.

Como a rua Capitão Salomão poderá ser utilizada como rota al­ternativa para acesso aos bairros Campos Elíseos e Jardim Paulis­ta, será implantada a proibição de estacionamento nesta rua entre a Tamandaré e a Roberto Mange. Outra rota alternativa às obras na Francisco Junqueira é a rua Mariana Junqueira, que contará com a Jerônimo Gonçalves, a inversão de parada obrigatória com a José Bonifácio (tornando a Mariana Junqueira preferencial), proibição de estacionamento do lado direito da via, permitindo, assim, maior segurança e fluidez no trânsito local.

Semáforo – A Transerp co­meça a operar hoje o semáforo no cruzamento da rua Mariana Junqueira com a avenida Jerôni­mo Gonçalves. A instalação do equipamento tem o objetivo de contribuir para uma das rotas al­ternativas das obras. A empresa reguladora também renovou a sinalização horizontal do cruza­mento, incluindo faixas de pedes­tre e de retenção.
Ainda foram colocadas novas placas de orientação aos conduto­res sobre o equipamento. Mesmo com a instalação dos equipamen­tos, os agentes civis de trânsito continuarão com o trabalho de monitoramento em toda a região para garantir melhor fluidez do tráfego de veículos na região.

A partir de hoje também serão desativados temporaria­mente os pontos de parada do transporte coletivo urbano no sentido bairro-Centro na Fran­cisco Junqueira nº 160, entre a Jerônimo Gonçalves e a José Bo­nifácio, e no sentido oposto, no número 37 da avenida, entre as ruas Paraíba e Sergipe.

As rotas alternativas citadas pela Transerp

A) SENTIDO ROTATÓRIA AMIN CALIL – REGIÃO CENTRAL
1) Acessar a região central ou continuar pela avenida Doutor Francisco Junqueira: os veícu­los que vierem da rotatória Amin Calil pode­rão seguir em frente em apenas uma pista pela avenida ou virar à direita pela Jerônimo Gonçalves, entrar à esquerda na rua Mariana Junqueira até a Amador Bueno, entrando à esquerda e retomando o itinerário normal pela avenida Francisco Junqueira. Neste caso, o condutor poderá continuar pela rua Mariana Junqueira e acessar a região central.

2) Acessar a região dos bairros Campos Elíseos, Jardim Paulista ou avenida Treze de Maio: os veículos que vêm pela rotatória Amin Calil poderão seguir pela rua Silveira Martins e virar à direita na rua Capitão Salomão.

3) Região Central, Terminal Rodoviário, avenida Caramuru: os condutores que vierem da Via Norte, poderão entrar à direita na rua Rodrigues Alves, à direita na rua Joaquim Na­buco, à esquerda na rua Conselheiro Dantas, à esquerda na rua Martinico Prado, seguindo até avenida Jerônimo Gonçalves.

B) SENTIDO REGIÃO CENTRAL À ROTATÓRIA AMIN CALIL
4) Os veículos que seguem em direção à rota­tória Amin Calil poderão entrar à direita na rua São Paulo, à esquerda na rua Rio de Janeiro, assim, retomando à avenida Dr. Francisco Junqueira pela rua Pompeu de Camargo, ou seguindo em frente até a rua Silveira Martins.

C) SENTIDO REGIÃO OESTE À AVENIDA FRANCISCO JUNQUEIRA
5) Os condutores provenientes da avenida Caramuru/alameda Botafogo que pretendem acessar a avenida Francisco Junqueira, atra­vés da avenida Jerônimo Gonçalves, poderão utilizar as ruas Campos Salles ou Lafaiete, virar à esquerda na rua Amador Bueno até à avenida Francisco Junqueira.

6) Para acessar a região da avenida Costa e Silva, a Transerp indica que sejam utilizadas as vias da Vila Tibério, como as ruas Santos Dumont ou Coronel Luiz da Cunha, virando à direita na rua Rodrigues Alves até à rotatória Amin Calil.

7) Para acessar a região da avenida Marechal Costa e Silva, a Transerp indica que sejam utilizadas as vias da Vila Tibério, como as ruas Santos Dumont ou Coronel Luiz da Cunha, virando à direita na rua Rodrigues Alves até à rotatória Amin Calil.

Postagens relacionadas

Receita credita 4º lote do IRPF

Redação 2

Daniel Gobbi assume interinamente o Palácio Rio Branco

Redação 1

Supera Parque mapeia ecossistema na RMRP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com