Tribuna Ribeirão
Política

Juiz do DF determina instauração de CPI

Um juiz da 14ª Vara do Dis­trito Federal determinou nesta segunda-feira, 4, que o Congresso Nacional instaure em até 30 dias uma comissão, com poderes de CPI, para promover uma audi­toria da dívida pública. O ma­gistrado Waldemar Cláudio de Carvalho atendeu a um pedido da Associação Auditoria Cidadã da Dívida. O juiz ainda instituiu uma multa “pessoal” ao presiden­te do Congresso, senador Eunício Oliveira (MDB-CE), no montan­te de R$ 100 mil por dia de des­cumprimento da decisão.

Afirmou que a comissão deverá realizar, com auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU), o “necessário exame ana­lítico e pericial dos atos e dos fatos geradores do endividamento ex­terno brasileiro”, com aprovação de relatório conclusivo até o tér­mino da atual legislatura.

Segundo o magistrado, a determinação cumpre o que está disposto no Ato das Dispo­sições Constitucionais Transitó­rias (ADTC/1988), que, em um de seus artigos, prevê a criação de uma comissão mista para “exame analítico e pericial dos atos e fatos geradores do endi­vidamento externo brasileiro”.

“A população brasileira tem sofrido há quase três décadas com os inúmeros contingencia­mentos do orçamento público para o pagamento da dívida, em evidente prejuízo às diversas políticas públicas que deixaram de ser promovidas pelos últimos governos em razão da escassez de recursos financeiros, em es­pecial, na área da saúde, da edu­cação e da segurança pública”, afirma o juiz na decisão.

Postagens relacionadas

O novo presidente do Legislativo

William Teodoro

Homem diz ter sido sequestrado por engano em RP

Luque

Senado deve votar nesta quarta projeto de lei que eleva faixa de isenção do IR

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com