Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Obras do PAC vão interditar o ‘centro’

A partir desta semana, o motorista que passa diariamen­te pela região central de Ribei­rão Preto deve ficar atento. Na tarde da próxima terça-feira, 5 de junho, haverá interdições na avenida Doutor Francisco Junqueira, além de mudanças em trajetos de linhas de ônibus urbano e no sistema viário. A prefeitura dará início às obras para construção de três pontes sobre o córrego Retiro Saudoso. As intervenções terão início na quarta-feira (6).

As alterações no trânsito são necessárias para o início da cons­trução da ponte sobre o córrego Retiro Saudoso que vai ligar as ruas José Bonifácio, no Centro, à Paraíba, nos Campos Elíseos. Nas próximas etapas, também serão construídas mais duas pontes na Francisco Junqueira ligando os dois bairros, entre as ruas Barão do Amazonas e Ben­jamin Constant e Visconde de Inhaúma e Tamandaré.

Para a instalação do canteiro de obras será necessária a interdi­ção de duas faixas de rolagem nos dois sentidos da avenida e o desli­gamento do semáforo que fica na confluência com a José Bonifácio, ficando, assim, o último trecho desta rua a ser utilizado preferen­cialmente para acesso local ao co­mércio instalado.

Segundo nota da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), além da interdição parcial de trechos da Francisco Junqueira entre a Jerônimo Gonçalves e José Boni­fácio, será necessária a adequação no sistema viário da região, como a proibição de estacionamento e a criação de três faixas de rolagem na avenida Fábio Barreto, entre a rua Alagoas e a rotatória Amin Calil, e na Silveira Martins, entre a rotatória e a rua Patrocínio.

Como a rua Capitão Salomão poderá ser utilizada como rota alternativa para acesso aos bairros Campos Elíseos e Jardim Paulista, será implantada a proibição de estacionamento nesta rua entre a Tamandaré e a Roberto Mange. Outra rota alternativa às obras na Francisco Junqueira é a rua Ma­riana Junqueira, que contará com implantação de semáforo com a Jerônimo Gonçalves, a inversão de parada obrigatória com a José Bonifácio (tornando a Mariana Junqueira preferencial), proibi­ção de estacionamento do lado direito da via, permitindo, assim, maior segurança e fluidez no trânsito local.

O início dos trabalhos es­tava previsto para a última se­gunda-feira, 28 de maio, mas a empresa vencedora da licita­ção, a V Quattro Engenharia Ltda., informou que não teria como colocar suas máquinas no canteiro de obras por cau­sa da greve dos caminhonei­ros autônomos, que atingiu várias regiões do país e pro­vocou desabastecimento de combustíveis.

A partir de terça-feira (5), também serão desativados tem­porariamente os pontos de para­da do transporte coletivo urbano no sentido bairro-Centro na Francisco Junqueira nº 160, en­tre a Jerônimo Gonçalves e a José Bonifácio, e no sentido oposto, no número 37 da avenida, entre as ruas Paraíba e Sergipe.

A Transerp disponibilizou rotas alternativas para os mo­toristas. Também informa que dentro das medidas adotadas está a implantação de um se­máforo na avenida Jerônimo Gonçalves com a rua Mariana Junqueira, preservação de esta­cionamentos nos locais onde for necessário para oferecer melhor fluidez no trânsito e a implan­tação de toda a sinalização de orientação/advertência para melhor informar os usuários.

A obras serão realizadas com recursos do Programa de Acele­ração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana, do go­verno federal, que prevê financia­mento total de R$ 310 milhões. A V Quattro Engenharia Ltda. venceu a licitação com proposta de R$ 2,208 milhões. A expectati­va da administração é que as três pontes fiquem prontas em seis meses, antes do final do ano. Há um conjunto de obras previsto para o terceiro trimestre. As de­mais são para 2019.

Outra intervenção, a primeira do pacote, a duplicação da aveni­da Antônia Mugnatto Marincek, a popular “Estrada das Palmeiras”, será retomada nesta segunda­-feira (4). No total, estão previstos 56 quilômetros de corredores de ônibus, viadutos, pontes e túneis nas principais vias do município. No total, serão investidos R$ 310 milhões, a maior parte financiada pelo PAC da Mobilidade Urbana, com contrapartida da prefeitura de R$ 33,4 milhões, que servirão para recepção de quase R$ 280 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal.

As rotas alternativas citadas pela Transerp

A) Sentido rotatória Amin Calil – Região Central
1) Acessar a região central ou continuar pela avenida Doutor Francisco Junqueira: os veículos que vierem da rotatória Amin Ca­lil poderão seguir em frente em apenas uma pista pela avenida ou virar à direita pela Jerônimo Gon­çalves, entrar à esquerda na rua Mariana Junqueira até a Amador Bueno, entrando à esquerda e re­tomando o itinerário normal pela avenida Francisco Junqueira. Nes­te caso, o condutor poderá conti­nuar pela rua Mariana Junqueira e acessar a região central.

2) Acessar a região dos bairros Campos Elíseos, Jardim Paulis­ta ou avenida Treze de Maio: os veículos que vêm pela rotatória Amin Calil poderão seguir pela rua Silveira Martins e virar à direita na rua Capitão Salomão.

3) Região Central, Terminal Ro­doviário, avenida Caramuru: os condutores que vierem da Via Norte, poderão entrar à direita na rua Rodrigues Alves, à direita na rua Joaquim Nabuco, à esquerda na rua Conselheiro Dantas, à es­querda na rua Martinico Prado, seguindo até avenida Jerônimo Gonçalves.

B) Sentido Região Central à rota­tória Amin Calil
4) Os veículos que seguem em direção à rotatória Amin Calil po­derão entrar à direita na rua São Paulo, à esquerda na rua Rio de Janeiro, assim, retomando à ave­nida Dr. Francisco Junqueira pela rua Pompeu de Camargo, ou se­guindo em frente até a rua Silveira Martins.

C) Sentido Região Oeste à aveni­da Francisco Junqueira
5) Os condutores provenientes da avenida Caramuru/alameda Botafogo que pretendem aces­sar a avenida Francisco Junqueira, através da avenida Jerônimo Gon­çalves, poderão utilizar as ruas Campos Salles ou Lafaiete, virar à esquerda na rua Amador Bueno até à avenida Francisco Junqueira.

6) Para acessar a região da ave­nida Costa e Silva, a Transerp in­dica que sejam utilizadas as vias da Vila Tibério, como as ruas Santos Dumont ou Coronel Luiz da Cunha, virando à direita na rua Rodrigues Alves até à rota­tória Amin Calil.

7) Para acessar a região da aveni­da Marechal Costa e Silva, a Tran­serp indica que sejam utilizadas as vias da Vila Tibério, como as ruas Santos Dumont ou Coronel Luiz da Cunha, virando à direita na rua Rodrigues Alves até à rotató­ria Amin Calil.

Obras do PAC já anunciadas

1º pacote
4º trimestre de 2018 – R$ 54,43 milhões
Obras: Dois viadutos, duas pontes e dois corredores. (viadutos da avenida Brasil com a avenida Thomaz Alberto Wathely e na avenida Maria Jesus de Condeixa com alteamento da CPFL Paulista, pontes na Francisco Junqueira com a Pompeu de Camargo e da avenida Jerônimo Gonçalves, ligando os terminais urbanos. Corredores na avenida Saudade com a rua São Paulo e da avenida Dom Pedro I).

2º pacote
1º trimestre de 2019 – R$ 76,7 milhões
Obras: Construção dos corredores da Presidente Vargas, Norte X Sul (Mogiana, Independência, Meira Júnior), viaduto Avenida Brasil com a avenida Mogiana, trincheira da avenida Independência com a Presidente Vargas e adequações na avenida Presidente Vargas com a Diederichsen e da Nove de Julho X Portugal X Diederichsen.

3º pacote
3º trimestre de 2019 – R$ 86,07 milhões
Obras: Obras do corredor Norte x Sul (Recife, Lygia Latuf, Thomaz Alberto Wathely ), corredores do Quadrilátero Central, avenida do Café, Castelo Branco , ponte na duplicação da avenida Independên­cia, solução em nível na avenida Independência com a João Fiuza e corredor na avenida Costábile Romano.

‘Estrada das Palmeiras’ – Prefeitura retoma duplicação de via

A duplicação da avenida An­tônia Mugnatto Marincek, a po­pular “Estrada das Palmeiras”, no Complexo Ribeirão Verde, Zona Leste da cidade, será retomada nesta segunda-feira, 4 de junho. As obras foram suspensas no iní­cio da semana passada por causa da greve dos caminhoneiros autô­nomos. Apesar da interrupção por quase uma semana, a intervenção segue dentro do cronograma de trabalho, com previsão de entrega até o final deste ano.

Nesta etapa está sendo exe­cutada a limpeza de vegetação e terraplenagem da Rodovia Anhanguera (SP-33) até o córre­go Palmeiras e ocorre a instalação das galerias de águas pluviais nas duas pistas. Segundo a adminis­tração Duarte Nogueira Júnior (PSDB), já foram executados qua­se 25% do planejado.

“Já temos praticamente 25% da obra executada, que está dentro do cronograma previsto, sendo que todas as providências necessárias para cada entrave já foram toma­das. Nossa expectativa será confir­mada e nós vamos entregar essa obra antes do Natal deste ano, conforme o compromisso assumi­do com a cidade de Ribeirão Preto”, afirma o prefeito.

Recentemente, o prefeito, acompanhado do secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegora­ro, e engenheiros da Tecla, esteve na capital em duas oportunidades para tratar de algumas liberações da obra. Em março, foram na Agên­cia Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) para solicitar um estudo do tráfego no local e um projeto de funcionalida­des relacionado ao encaixe da ave­nida na Anhanguera. m abril, eles estiveram na Companhia Ambien­tal do Estado de São Paulo (Cetesb) para discutir itens ambientais refe­rentes às obras da avenida.

No ano passado, a adminis­tração municipal rompeu, uni­lateralmente, o contrato com a Prime Infraestrutura, que venceu a licitação mas cumpriu menos de 10% do cronograma. A interven­ção teve continuidade porque a terceira empresa habilitada pela comissão de licitação, em abril de 2016, para execução do projeto de duplicação da via, a Tecla Cons­truções, aceitou, em 13 de no­vembro do ano passado, prosse­guir com as obras. A construtora é a mesma que realizou a polêmica reforma do calçadão.

A empresa havia se compro­metido a entregar as obras de pavi­mentação e duplicação da avenida Antônia Mugnatto Marincek, entre a Rodovia Anhanguera e rua José Malvaso, em 18 meses, contando a partir da data em que assinar o contrato, mas reduziu o prazo em seis meses. A duplicação da ave­nida é uma das obras executadas com recursos do Programa de Ace­leração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana, com investi­mento total de R$ 310 milhões.

A Prime Infraestutura venceu o certame ao apresentar o me­nor valor, de R$ 25,3 milhões. A obra estava orçada inicialmente em R$ 35,9 milhões. A empresa recebeu da prefeitura R$ 2,23 milhões. Ou seja, restam cerca de R$ 23,07 milhões para serem in­vestidos na duplicação.

Duplicação – A duplicação da avenida Antonia Mugnatto Marincek, a popular “Estrada das Palmeiras”, está sendo feita en­tre a Rodovia Anhanguera e a rua José Malvaso, no Jardim Antônio Palocci, beneficiando cerca de 80 mil moradores.

Os mais de quatro quilômetros da avenida vão receber urbaniza­ção completa, que inclui duplicação da via, pavimentação, ciclovia, ban­cos, lixeiras, abrigos em ponto de ônibus, rampas, calçadas e paisa­gismo. A avenida também contará com infraestrutura completa com a instalação de redes de água, esgoto e galerias de águas pluviais.

Recapeamento – Também nesta segunda-feira, dia 4, às oito horas da manhã, terá início nova etapa de recapeamento, na equina da avenida Carlos Consoni com rua Hudson, no Jardim Canadá , na Zona Sul. O recapeamento beneficiará também trechos dos bairros Ipiran­ga e Campos Elíseos, com quase 13 quilômetros de recapeamento, ao custo de R$ 2,24 milhões.

Postagens relacionadas

Brasileiros recebem ajuda do governo para água e alimentos, em Gaza

Redação 2

Tecnologia aumenta produtividade agropecuária e diminui mão de obra

Redação 1

Gabriel Galípolo é indicado ao BC 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com