Tribuna Ribeirão
Geral

Inquérito de Serra pode ir para São Paulo

A procuradora-geral da Repú­blica, Raquel Dodge, pediu ao mi­nistro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que envie inquérito que investiga o senador José Serra (PSDB-SP) para a pri­meira instância da Justiça Federal de São Paulo.

A investigação foi aberta no Su­premo através de declarações de ex-executivos da Odebrecht, que narraram pagamentos indevidos da empreiteira para campanhas de Serra, quando o tucano era gover­nador de São Paulo.

Paulo Vieira de Souza, ex­-diretor da Dersa que foi liberado da prisão preventiva por Gilmar Mendes duas vezes no mês de maio, também é investigado nes­te inquérito.

Na manifestação, Raquel desta­ca que o suposto crime foi cometido fora do mandato de Serra como par­lamentar, o que faria o processo sair do STF, pelas novas regras do foro definidas no início de maio. Mais de 150 processos já foram baixados para outras instâncias da Justiça desde então. A Corte restringiu sua competência para julgar somente crimes cometidos por parlamenta­res federais durante o mandato e em função do cargo.

“(…) requeiro o reconhecimento da incompetência superveniente do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar os fatos ilícitos investigados neste Inquérito e a consequente remessa dos autos a uma das Varas Federais Criminais da Subseção Judiciária da Justiça Federal de São Paulo”, pede a pro­curadora a Gilmar Mendes.

Em depoimento à Polícia Fe­deral, o ex-presidente da Odebre­cht e delator na Operação Lava Jato Pedro Novis afirmou que Serra recebeu para si ou solicitou para o partido R$ 52,4 milhões entre 2002 e 2012. Desde que o inquérito foi aberto, Serra nega qualquer irregularidade, e diz que jamais recebeu qualquer tipo de vantagens indevidas de qualquer empresa ou indivíduo, especial­mente da Odebrecht.

Postagens relacionadas

Horto Florestal vai distribuir mudas de árvores por agendamento

Redação

Brasil ganha primeira associação para orientar vítimas de bullying

William Teodoro

Obra fecha trecho no Centro  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com