Tribuna Ribeirão
Cultura

‘DON GIOVANNI’ – Ópera de Mozart busca coralistas e figurantes

Serão abertas neste domingo, 20 de maio, as inscrições para se­leção de coro e figurantes para a ópera “Don Giovanni”, obra-prima do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) com libreto de Lorenzo Da Ponte (1749-1838). O maestro Cláudio Cruz, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), as­sina a direção artística e musical. A direção cênica é de Mauro Wrona. O espetáculo será apresentado no Theatro Pedro II em 28 e 30 de se­tembro e 2 de outubro.

A produção reúne aproxima­damente 120 profissionais entre, solistas, músicos, atores, coralistas, produtores e técnicos. A realização é da Fundação Dom Pedro II em par­ceria com a Matiz Eventos. Para se inscrever o interessado deve aces­sar o site www.matizeventos.com.br a partir deste domingo. Lá, o can­didato saberá as condições da audi­ção que ocorrerá no dia 4 de junho, no palco do Auditório Meira Júnior, no Pedro II. No caso do coro, há ne­cessidade de ser cantor profissional.

Em março, foram avaliados 20 candidatos do país todo para os pa­péis de Zerlina (soprano) e Masetto (barítono). Thayana Roverso foi es­colhida para interpretar a perso­nagem Zerlina e Camilo Calandrelli fará Masetto. Eles foram avaliados pelo maestro Cláudio Cruz, que fará a direção musical de Don Gio­vanni, Mauro Wrona, responsável pela direção cênica, e Reginaldo Nascimento, maestro da Orques­tra Sinfônica de Ribeirão Preto que integra esta produção operística.

Esta montagem, que estreou no Theatro São Pedro, em São Paulo, em outubro do ano passa­do, com enorme sucesso de públi­co e de crítica, passa agora por um processo de adaptação às carac­terísticas do palco do Pedro II e a escolha de parte do elenco.

“Don Giovanni” trata da história do galanteador espanhol conhecido pela fama de conquistador. A obra, que expõe a desordem dos afetos, ambientada em Sevilha, na Espa­nha do século XVIII, traz uma críti­ca social e sarcasmo misturando a comédia ao drama. Seu mote, que se desenrola em dois atos, se dá já na primeira cena, por conta da ten­tativa de estupro por parte de Don Giovanni à Donna Anna.

Os personagens vivem envoltos em emoções e desejos violentos, tendo ainda como tema central o “don juanismo” clássico na psico­logia moral com foco no enlouque­cimento do desejo. Neste cenário, e apesar de escrita em 1787, en­cenada pela primeira vez no Teatro Di Praga, não poderia trazer à tona assunto mais atual.

O tom cômico da peça se dá a partir da relação entre Don Gio­vanni e seu serviçal Leporello. A todo o momento o servo tenta alertar o patrão sobre os riscos que ele corre se envolvendo com mulheres casadas e donzelas, cujos pais juram morte ao sedutor a cada uma de suas investidas. É considerada uma das obras-pri­mas da história das óperas.

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