Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Escritores de Futuro – Livro com poemas de alunos ganha 2ª edição

OBRA FOI PUBLICADA pela Secretaria Municipal da Educação, em parceria com o jornal Tribuna Ribeirão

“É uma alegria imensa. A gente fica com orgulho, mas aquele orgulho bom. É muito gostoso ver minha neta com esse talento, com gosto pela leitura, por gostar de escrever”, assim Clé­lia Coimbra resume o sentimento ao comentar que a neta, a estudan­te Giovana Coimbra Maniglia Sil­va, 14 anos, aluna da Escola Muni­cipal Anísio Teixeira, foi uma das selecionadas para ter um poema publicado no segundo volume do livro Escritores de Futuro.

A obra, uma parceria en­tre a Secretaria Municipal de Educação e o jornal Tribuna, será lançada neste sábado, 26 de maio, às nove horas, no au­ditório da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). O lançamento faz parte das ativi­dades da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

O segundo volume de Es­critores de Futuro conta com 85 poemas, 46 trovas e 55 textos em prosa. Temas como diversidade, família, felicidade, meio ambien­te e respeito imprimem a riqueza de sentidos produzida pelos es­tudantes através da escrita.

A professora da rede munici­pal de ensino, Valéria Fernandes Turci, foi a responsável pela orga­nização dos trabalhos. Ela con­tou com apoio dos professores de Língua Portuguesa da rede. Segundo Turci, a publicação dos textos estimula e motiva os alu­nos. “Desta forma, descobrimos que temos grandes escritores e ilustradores na cidade”, frisa.

“Não se trata de uma obra comum. Ler suas páginas sig­nifica realizar um percurso re­pleto de anseios, expectativas e magia”, diz a secretária da Edu­cação, Luciana Rodrigues, que falou ter ficado muito feliz com o resultado. Segundo ela, o re­sultado foi uma somatória de esforços entre alunos-escrito­res, alunos-ilustradores e equi­pe organizadora. “O livro re­vela o poder que os estudantes têm em suas mãos”, finalizou.

Textos publicados no Tri­buna – O projeto Escritores de Futuro completou dez anos em 2018, e consiste na publicação, no jornal, dos textos produzi­dos pelos alunos da rede mu­nicipal de ensino, por meio de projetos literários durante as aulas de Língua Portuguesa e de concursos literários. Um dos objetivos é estimular o processo de leitura e produção textual, além de permitir a pro­fessores e alunos, as práticas sociais reais do uso da língua.

“O papel do jornal vai além de oferecer informação confiá­vel pelas páginas impressas ou por suas plataformas virtuais. Como um cidadão que ama a literatura, eu encontro trabalhos surpreen­dentes e fico feliz em poder, por meio do jornal, estimular esses potenciais ”, finaliza Eduardo Ferrari, diretor do Tribuna.

Ilustrações também são de alunos

As ilustrações da capa e do miolo do segundo volume de Escritores de Futuro também foram realizadas por alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa foi uma maneira de promover o trabalho interdisciplinar com o componente curricular de Artes. As ilustrações foram reveladoras, de forma a exibir a quantidade de talentos que a rede municipal de ensino apresenta.

VICTOR MARCOS MATHIAS, de 15 anos, fez a ilustração da contracapa. Na foto, ao lado das professoras Valéria Rufino Batista (diretora da escola) e Márcia Beleboni Nishi (à direita)
JÚLIA DE ALMEIDA PONTES, de 15 anos, mostra ao lado da professora Silvia Regina dos Santos, sua obra que se transformou em capa do livro

 

 

 

 

 

 

 

Amor pela leitura

Giovana Coimbra Maniglia Silva, de 14 anos e aluna da escola Anísio Teixeira, é uma das estudantes que teve o trabalho publicado pelo Tribuna e estará nas páginas do segundo volume de Escritores de Futuro.

GIOVANA, foi uma das estudantes que teve a obra publicada

“A sensação é ótima! É maravilhoso ter um trabalho publicado. Vai deixando com um gosto de quero mais e me incentiva a escrever cada vez mais”, diz a menina que prefere ga­nhar livros ao invés de outros presentes em aniversário e Natal, por exemplo.

“A inspiração veio quando a professora fa­lou sobre o tema, eu quis fazer alguma coisa que quando as pessoas lessem, ficassem chocadas, aí eu decidi falar sobre a alma, que é realmente um assunto forte e chocante”, conta.

Ela diz que além de ler, também escreve com frequência. “Sempre que vem inspiração, eu começo a escrever sem hora para acabar”. Sobre o poema ser publicado ela relata a feli­cidade dos amigos e familiares. “Sempre tive vergonha de mostrar minhas poesias para outras pessoas. Depois, com o incentivo de­les, comecei a mostrar os poemas para a mi­nha professora e acabou que agora eu vou ter um deles publicado. Eles ficaram felizes”.

A alma 
Giovana Coimbra Maniglia Silva
14 anos
Escola Anísio Teixeira

“Aquele que tem o dom
De conseguir tocar a alma
É um poeta muito bom
Por fazer tudo com calma.

Só quem sente esse toque
Sabe do que eu estou falando.
Estou falando desse choque
Que faz a alma ficar sonhando…

O coração é um lugar
Difícil de se tocar.
Parabéns a você, poeta!
Que consegue fazê-lo chorar.”

Postagens relacionadas

Cohab abre demissão voluntária

William Teodoro

Ação contra sonegação de indústria tabagista tem operação na região

Luque

Serviços essenciais serão mantidos no feriado da Proclamação da República em RP

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com