“É uma alegria imensa. A gente fica com orgulho, mas aquele orgulho bom. É muito gostoso ver minha neta com esse talento, com gosto pela leitura, por gostar de escrever”, assim Clélia Coimbra resume o sentimento ao comentar que a neta, a estudante Giovana Coimbra Maniglia Silva, 14 anos, aluna da Escola Municipal Anísio Teixeira, foi uma das selecionadas para ter um poema publicado no segundo volume do livro Escritores de Futuro.
A obra, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o jornal Tribuna, será lançada neste sábado, 26 de maio, às nove horas, no auditório da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). O lançamento faz parte das atividades da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.
O segundo volume de Escritores de Futuro conta com 85 poemas, 46 trovas e 55 textos em prosa. Temas como diversidade, família, felicidade, meio ambiente e respeito imprimem a riqueza de sentidos produzida pelos estudantes através da escrita.
A professora da rede municipal de ensino, Valéria Fernandes Turci, foi a responsável pela organização dos trabalhos. Ela contou com apoio dos professores de Língua Portuguesa da rede. Segundo Turci, a publicação dos textos estimula e motiva os alunos. “Desta forma, descobrimos que temos grandes escritores e ilustradores na cidade”, frisa.
“Não se trata de uma obra comum. Ler suas páginas significa realizar um percurso repleto de anseios, expectativas e magia”, diz a secretária da Educação, Luciana Rodrigues, que falou ter ficado muito feliz com o resultado. Segundo ela, o resultado foi uma somatória de esforços entre alunos-escritores, alunos-ilustradores e equipe organizadora. “O livro revela o poder que os estudantes têm em suas mãos”, finalizou.
Textos publicados no Tribuna – O projeto Escritores de Futuro completou dez anos em 2018, e consiste na publicação, no jornal, dos textos produzidos pelos alunos da rede municipal de ensino, por meio de projetos literários durante as aulas de Língua Portuguesa e de concursos literários. Um dos objetivos é estimular o processo de leitura e produção textual, além de permitir a professores e alunos, as práticas sociais reais do uso da língua.
“O papel do jornal vai além de oferecer informação confiável pelas páginas impressas ou por suas plataformas virtuais. Como um cidadão que ama a literatura, eu encontro trabalhos surpreendentes e fico feliz em poder, por meio do jornal, estimular esses potenciais ”, finaliza Eduardo Ferrari, diretor do Tribuna.
Ilustrações também são de alunos
As ilustrações da capa e do miolo do segundo volume de Escritores de Futuro também foram realizadas por alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa foi uma maneira de promover o trabalho interdisciplinar com o componente curricular de Artes. As ilustrações foram reveladoras, de forma a exibir a quantidade de talentos que a rede municipal de ensino apresenta.
Amor pela leitura
Giovana Coimbra Maniglia Silva, de 14 anos e aluna da escola Anísio Teixeira, é uma das estudantes que teve o trabalho publicado pelo Tribuna e estará nas páginas do segundo volume de Escritores de Futuro.
“A sensação é ótima! É maravilhoso ter um trabalho publicado. Vai deixando com um gosto de quero mais e me incentiva a escrever cada vez mais”, diz a menina que prefere ganhar livros ao invés de outros presentes em aniversário e Natal, por exemplo.
“A inspiração veio quando a professora falou sobre o tema, eu quis fazer alguma coisa que quando as pessoas lessem, ficassem chocadas, aí eu decidi falar sobre a alma, que é realmente um assunto forte e chocante”, conta.
Ela diz que além de ler, também escreve com frequência. “Sempre que vem inspiração, eu começo a escrever sem hora para acabar”. Sobre o poema ser publicado ela relata a felicidade dos amigos e familiares. “Sempre tive vergonha de mostrar minhas poesias para outras pessoas. Depois, com o incentivo deles, comecei a mostrar os poemas para a minha professora e acabou que agora eu vou ter um deles publicado. Eles ficaram felizes”.
A alma
Giovana Coimbra Maniglia Silva
14 anos
Escola Anísio Teixeira
“Aquele que tem o dom
De conseguir tocar a alma
É um poeta muito bom
Por fazer tudo com calma.
Só quem sente esse toque
Sabe do que eu estou falando.
Estou falando desse choque
Que faz a alma ficar sonhando…
O coração é um lugar
Difícil de se tocar.
Parabéns a você, poeta!
Que consegue fazê-lo chorar.”