A Instituição Universitária Moura Lacerda, mantenedora do Centro Universitário Moura Lacerda, uma das mais respeitadas instituições brasileiras, completa seus 95 anos no dia de hoje (23 de maio). Foi idealizada e inaugurada pelo professor doutor Oscar de Moura Lacerda, falecido em 1979, um dos pilares do magistério nacional. Desde sempre foi pioneira no desenvolvimento e na difusão de conhecimento por meio de ensino, da pesquisa e da extensão. A experiência pedagógica construída neste tempo fez da instituição uma forte referência acadêmica, pautada pela estreita relação com as pessoas e pela preocupação com a educação de excelência.
Sua relevância na formação de profissionais que fizeram e fazem diferença no cotidiano das cidades e do país reside, entre outros aspectos, na solidez de cursos referenciais. A instituição oferece 28 graduações (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos), 15 pós-graduações e o PPGE – Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação). O Curso de Engenharia Civil, que completa 50 anos também em 2018, ganhou uma enorme festa, no início de maio, com a presença de convidados, estudantes atuais e egressos de diversas turmas formadas nestas últimas cinco décadas. Fruto de um minucioso e visionário planejamento estratégico, Publicidade e Propaganda, Moda, Direito, Medicina Veterinária, Agronomia e Relações Internacionais chegam aos 20 anos também agora.
Gestão inovadora
De sua fundação aos dias atuais, o Moura Lacerda fomenta a inovação. E é da experiência vivida pelos alunos dentro e fora das salas de aula que a instituição busca implantar ferramentas que interajam e colaborem com o processo de formação educacional e profissional. As novas formas de trabalho também orientam o caráter inovador do Moura Lacerda. A criação de mais de 30 Cursos de Atualização Profissional, por exemplo, dão oportunidade para o aluno renovar seu currículo e se readequar às novas exigências do mercado. Eles são abertos a interessados com curso superior ou não. O Mestrado, com nota 4 na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), acrescenta ainda mais qualificação ao desenvolvimento de professores-pesquisadores, aptos a formarem uma nova e moderna geração.
“Motivamos nossos alunos e a comunidade para esse conhecimento, incentivando-os ao respeito à diversidade de pensamento, à livre expressão e ao pensamento crítico, oferecendo as bases sobre as quais construirão sua autonomia, cidadania e hábitos de aprendizagem permanente, assumindo a responsabilidade por suas ações pessoais”, afirma a reitora Patrícia Andrade. As notas obtidas por diversos cursos nas últimas avaliações do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), do Ministério da Educação, posicionam as graduações entre as melhores do país.
Conexão com o mercado
Entre os projetos que guiam a atual gestão do Moura Lacerda estão o incremento em tecnologia aos cursos já existentes, a ampliação do portfólio, com graduações, cursos de pós-graduação e extensão em áreas conectadas às exigências do mercado de trabalho, bem como a manutenção da excelência conquistada nestes 95 anos de história. Toda a energia, a determinação e os esforços são em direção à melhoria contínua de qualidade na formação dos alunos.
“O Moura Lacerda está entre os 100 melhores centros universitários do Brasil. E sempre contribuiu para a formação do ser humano com pensamento crítico, tornando nossos egressos profissionais globais, criativos conectados às questões contemporâneas em um ambiente tecnológico com salas temáticas e um projeto pedagógico inovador. Há uma busca incessante pela motivação dos alunos, primando pela qualidade na formação, atendendo as demandas profissionais do mercado, e na composição do nosso Corpo Docente, formado, em sua maioria, por mestres e doutores”, salienta o Diretor-Superintendente Paulo Alencar Lapini.