Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

Moura Lacerda faz 95 anos hoje

A Instituição Universitária Moura Lacerda, mantenedo­ra do Centro Universitário Moura Lacerda, uma das mais respeitadas instituições brasi­leiras, completa seus 95 anos no dia de hoje (23 de maio). Foi idealizada e inaugurada pelo professor doutor Oscar de Moura Lacerda, falecido em 1979, um dos pilares do magistério nacional. Desde sempre foi pioneira no desen­volvimento e na difusão de conhecimento por meio de ensino, da pesquisa e da exten­são. A experiência pedagógica construída neste tempo fez da instituição uma forte referên­cia acadêmica, pautada pela estreita relação com as pessoas e pela preocupação com a edu­cação de excelência.

Sua relevância na forma­ção de profissionais que fize­ram e fazem diferença no co­tidiano das cidades e do país reside, entre outros aspectos, na solidez de cursos referen­ciais. A instituição oferece 28 graduações (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológi­cos), 15 pós-graduações e o PPGE – Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educa­ção). O Curso de Engenharia Civil, que completa 50 anos também em 2018, ganhou uma enorme festa, no início de maio, com a presença de convidados, estudantes atu­ais e egressos de diversas tur­mas formadas nestas últimas cinco décadas. Fruto de um minucioso e visionário pla­nejamento estratégico, Publi­cidade e Propaganda, Moda, Direito, Medicina Veteriná­ria, Agronomia e Relações Internacionais chegam aos 20 anos também agora.

Gestão inovadora
De sua fundação aos dias atuais, o Moura Lacer­da fomenta a inovação. E é da experiência vivida pelos alunos dentro e fora das sa­las de aula que a instituição busca implantar ferramentas que interajam e colaborem com o processo de formação educacional e profissional. As novas formas de trabalho também orientam o caráter inovador do Moura Lacer­da. A criação de mais de 30 Cursos de Atualização Pro­fissional, por exemplo, dão oportunidade para o aluno renovar seu currículo e se re­adequar às novas exigências do mercado. Eles são abertos a interessados com curso su­perior ou não. O Mestrado, com nota 4 na Capes (Coor­denação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), acrescenta ainda mais quali­ficação ao desenvolvimento de professores-pesquisado­res, aptos a formarem uma nova e moderna geração.

“Motivamos nossos alu­nos e a comunidade para esse conhecimento, incentivan­do-os ao respeito à diversi­dade de pensamento, à livre expressão e ao pensamento crítico, oferecendo as bases sobre as quais construirão sua autonomia, cidadania e hábitos de aprendizagem per­manente, assumindo a res­ponsabilidade por suas ações pessoais”, afirma a reitora Pa­trícia Andrade. As notas ob­tidas por diversos cursos nas últimas avaliações do Enade (Exame Nacional de Desem­penho dos Estudantes), do Ministério da Educação, po­sicionam as graduações entre as melhores do país.

Conexão com o mercado
Entre os projetos que guiam a atual gestão do Mou­ra Lacerda estão o incremen­to em tecnologia aos cursos já existentes, a ampliação do portfólio, com graduações, cursos de pós-graduação e extensão em áreas conecta­das às exigências do merca­do de trabalho, bem como a manutenção da excelência conquistada nestes 95 anos de história. Toda a energia, a determinação e os esforços são em direção à melhoria contínua de qualidade na for­mação dos alunos.

“O Moura Lacerda está entre os 100 melhores cen­tros universitários do Brasil. E sempre contribuiu para a formação do ser humano com pensamento crítico, tornando nossos egressos profissionais globais, criativos conectados às questões contemporâneas em um ambiente tecnológico com salas temáticas e um projeto pedagógico inovador. Há uma busca incessante pela motiva­ção dos alunos, primando pela qualidade na formação, aten­dendo as demandas profissio­nais do mercado, e na compo­sição do nosso Corpo Docente, formado, em sua maioria, por mestres e doutores”, salienta o Diretor-Superintendente Pau­lo Alencar Lapini.

Moda: um dos cursos que completam 20 anos em 2018Hebert Rossetto, Glauco Cortez, Oscar Luiz de Moura Lacerda e Paulo LapiniOs engenheiros Luiz Borelli, Carlos Alberto Chodraui e João Nelson Pasqualin

Postagens relacionadas

RP terá encontro de carros clássicos neste domingo

Redação 2

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 9 milhões

Redação 2

Mercado aumenta previsão da inflação em 2024

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com