Tribuna Ribeirão
Geral

Os primeiros passos para a adoção

O Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção de Ribeirão Preto – “Crescendo em Família” (Gaiarp) promove neste próximo domingo, 20 de maio, a partir das nove horas, a 2ª Caminhada Ribeirão pela Adoção”. O evento, que tem como objetivos sensibilizar as pessoas e chamar a atenção para o direito que crianças e adolescentes têm à convivência familiar, será dentro do Parque Municipal Doutor Luís Carlos Rayana rua Severiano Amaro dos Santos, no Jardim Botânico, Zona Sul da cidade.  
 
A atividade faz parte de um movimento que ocorrerá no mesmo dia e horário em todo o Brasil, orquestrado pela Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad), e que também comemora o Dia Nacional da Adoção, oficialmente celebrado na próxima sexta-feira (25). No ano passado, 1ª Caminhada Ribeirão pela Adoção” reuniu cerca de 250 pessoas na Praça da Bicicleta.  
 
Além da mudança do local, a diferença para esta edição é que os participantes do evento poderão adquirir uma camiseta da ação, confeccionada pelo Gaiarp, por R$ 20. A renda das peças será revertida para colaborar com os custos da ONG. Os interessados podem fazer a encomenda, entre 14 e 18 horas, pelos telefones (16) 3635-0165 e 3019-2084. O evento tem patrocínio da escola de idiomas FiskEquilibriusPainew, Supermercado Serv SinMuraca e Instituto de Reprodução Humana – Clínica Ana Bartmann. 
 
Dificuldades na adoção – Dados do Cadastro Nacional da Adoção (CNA) apontam 30 mil candidatos inscritos para pouco mais de seis mil crianças disponíveis para adoção. “Alguns dos fatores que emperram a ampliação do número de adoções bem-sucedidas no Brasil são as falsas crenças sociais, os mitos e os preconceitos existentes no imaginário popular sobre os chamados ‘problemas gerados por filhos adotivos’, o que colabora para que milhares permaneçam nas instituições de acolhimento por muitos anos”, afirma a presidente do GaiarpMarcia Pecego. 
 
Sobre o Gaiarp – Gaiarp – “Crescendo em Família” é formado por pais e filhos por adoção, profissionais liberais e pessoas que se interessam pela causa e que, voluntariamente, se propõem a desenvolver um trabalho de esclarecimento e estímulo a essa alternativa de maternidade/paternidade e apadrinhamento responsável. Para atendimento e apoio aos que já adotaram e àqueles inscritos no Cadastro Nacional de Adoção, o Gaiarp conta com equipe técnica formada por psicólogas e assistentes sociais. 
 
Filiada à Associação Nacional de Grupos de Apoio a Adoção (Angaad), a ONG busca colocar em prática a promoção, a proteção e a defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária. Em 14 anos de existência, foram atendidos, direta e indiretamente, perto de 5.500 usuários. Atualmente, desenvolve os projetos Popa (Programa de Orientação a Pretendentes à Adoção) e Apadrinhamento Afetivo. O grupo funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas.

Postagens relacionadas

1.200 venezuelanos deixam o Brasil após tumulto em Roraima

Redação 1

PUBLICIDADE: Boca de Ouro – Theatro Pedro II – 15/11

Redação 1

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com