Kartódromo será adaptado e ampliado pela iniciativa privada para receber a prova
Ribeirão Preto irá sediar uma das etapas da Formula Vee, nos dias 28 a 30 de setembro, no Parque Permanente de Exposições. Para receber as equipes e realizar a competição, o Kartódromo Antônio de Castro Prado será reformado e passará por reformulações. Todo o investimento ficará sob a responsabilidade da iniciativa privada. Além das dependências do kartódromo, inaugurado em 2000, outros setores do parque, com 230 mil metros quadrados, também será utilizados. O piloto prata da Casa, Andrey Valério irá participar da disputa.
A Fórmula Vee é a maior categoria monoposto do mundo e a de menor custo do automobilismo brasileiro. Possui campeonatos em mais de 14 países e é a categoria de entrada do automobilismo, depois do kart. Pilotos como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace (“Moco”), Nelson Piquet e Niki Lauda já passaram pela categoria.
A Fórmula Vee foi introduzida no Brasil em 1964, pelo ex-piloto e criador da equipe Copersucar de F1 Wilson Fittipaldi Júnior, que construiu 52 carros ao longo dos primeiros anos da categoria. A primeira corrida foi realizada em 1967, estando no grid o próprio Wilsinho e o irmão Emerson. Depois de um hiato de 30 anos, a categoria foi recriada pelo engenheiro Roberto Zullino, que em 2011 lançou um novo carro e produziu até o momento mais de 65 unidades.
Os carros desenvolvidos durante os dois períodos mantiveram o ponto forte da categoria que é manter o custo baixo, para iniciantes no automobilismo ou para aqueles que querem ter um hobby. Os bólidos criados no Brasil possuem confiabilidade e desempenho, a exemplo dos antigos Fórmulas Vee criados pelos irmãos Fittipaldi.
“A Fórmula Vee é a formação para os jovens pilotos que saem do kart e precisam de uma categoria de acesso. É o primeiro passo para que comecem nos automóveis, ou seja, o automobilismo”, explica Flávio Leal Menezes, diretor da F/Promo Racing e gestor da Fórmula Vee.
Foto Vee: Divulgação
Fórmula Vee é o primeiro passo além do kart para pilotos em início de carreira