Tribuna Ribeirão
Artigos

Inclusão também pelo esporte

Na semana passada, no dia 8 de maio, tive a felicidade de participar de um ato de extrema importância para a nossa cidade, para o esporte e para a inclusão de pessoas com deficiência – Síndrome de Down. Assinei com Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) a oficialização da nomeação de Ribeirão Preto como sede do 2º Campeonato Mundial de Futsal Down 2019, que será realizado entre os dias 28 de maio e 8 de junho do próximo ano.

Será uma competição esportiva mundial, com participação de vários países e de atletas com deficiência. É uma rara oportunidade de Ribeirão Preto mostrar de forma efetiva que é uma cidade inclusiva, que cuida das pessoas especiais com a atenção que elas merecem. E foi justamente por esta atenção e seriedade a cidade se capacitou para ser a sede da importante disputa.

A organização bem-sucedida da 1ª Copa Brasil de Futsal Down, realizada em Ribeirão Preto em dezembro do ano passado, levou a CBDI a escolher Ribeirão Preto abrigar a competição mundial, só realizada até hoje em Viseu, região central de Portugal. Todas as medidas necessárias à realização de uma copa de qualidade já estão sendo tomadas.

Vamos ampliar, em muito, essa integração entre a educação, o esporte e a cultura para uma inclusão de forma prática. Quando chegamos à prefeitura, entre vários compromissos que assumimos, um deles era fazer de Ribeirão Preto uma cidade acolhedora, eficiente, global, inclusiva e sustentável, além de não deixar ninguém para trás, todos terão as mesmas oportunidades. Estamos respondendo ao compromisso.

E não é apenas porque o compromisso foi assumido. É por entender que assim o assunto deve ser visto. Tenho certeza de que o congraçamento, com o apoio da disputa esportiva sadia, será um sucesso, não apenas para os atletas e suas delegações, mas também para as pessoas que comparecerem aos jogos, para os representantes da imprensa especializada e tantas outros que participarão deste momento ímpar todos nós.

Ribeirão Preto já abraçou a inclusão em muitos de seus atos. Notadamente na educação, no esporte e na cultura. Novos e importantes passos estão sendo dados para que a visibilidade proporcionada pelo campeonato mundial possa incentivar outras cidades a tomarem o mesmo caminho, com o objetivo de quebrar as barreiras ainda existentes e apontar para novos horizontes inclusivos.

Esperamos que os bons exemplos possam ser bem aproveitados por outros gestores que precisam dar ao assunto a atenção prioritária que ele merece. E que cada vez menos pessoas com deficiência passem por qualquer tipo de dificuldade na busca de atendimento de suas demandas diárias.

Postagens relacionadas

A covid-19 – Panorama atual parte III

Redação 1

Neuropsicometria Cognitiva (17): Covid-19 e a Comunicação de Risco

Redação 1

O ‘Corvão’, bamba da Pauliceia

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com