A dispensa de trabalhadores temporários, contratados principalmente pelo comércio para as vendas de Natal e Ano Novo, provocou, segundo pesquisa divulgada no final de abril pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um aumento no número de trabalhadores sem carteira assinada. São atualmente cerca de 14 milhões de pessoas desempregadas ou sem ocupação. Para muitos que estão nessa situação, ou que pretendem mudar de emprego, o concurso público é uma alternativa, ou mesmo o sonho de alcançar a estabilidade profissional e financeira.
Um levantamento feito pelo Tribuna mostra que, considerando vagas de concursos em repartições públicas na região e do Estado, como a Polícia Civil, são ofertadas mais de 2.600 vagas (ver quadro nesTe caderno) em todos os níveis de formação (fundamental, médio ou superior). Se levarmos em considerações concursos públicos abertos em outras regiões ou estados, as opções são muito maiores.
A operadora de telemarketing Valdinéia Rafaela Oliveira Santos, 29 anos, é uma das milhares de pessoas que busca um emprego melhor e estabilidade. Mineira de Belo Horizonte, veio para São Paulo em busca de oportunidades. Escolheu Ribeirão Preto para viver e estudar. Há três anos faz cursos e sonha em entrar para a polícia.
“Minha intenção é passar em um concurso público para a Polícia Civil ou Militar. Gosto da área de segurança pública”, diz.
O desejo de Rafaela pode ser realizado neste ano. Inscreveu-se para os concursos públicos da Polícia Civil e promete aumentar a rotina de estudos, dividindo as horas como operadora de telemarketing com as de estudos. “Temos que dedicar. Sinto que tenho potencial para crescer e quero crescer profissionalmente”, finaliza.
Setenta dias de estudos e 12 horas diárias – A farmacêutica e bioquímica, Natália Zanon Baptista, 33 anos, tomou uma decisão difícil: pedir demissão durante a crise financeira para se dedicar aos estudos e passar em concurso público. “Trabalhei numa indústria farmacêutica veterinária da região como analista de laboratório por sete anos. Não estava feliz há alguns anos na empresa, por não ver perspectivas futuras. Me programei financeiramente e pedi demissão. Apesar de difícil, foi a decisão mais acertada pois minha mãe e minha irmã por serem concursadas sempre me incentivaram”, explica.
Natália procurou uma escola especializada em concurso público e se dedicou. “Foram 70 dias de estudos diários, cerca de 12 horas durante a semana e 6 horas aos sábados e 6 horas aos domingos”. O resultado dessa dedicação foi uma nota muito acima da média no concurso do Tribunal de Justiça de SP, com 87% de acerto. “Estou aguardando a nota de corte, mas minha pontuação foi muito boa”, ressalta. Independente disso, ela continua estudando. “Mas agora para o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, cuja prova está prevista para o final de maio e pretendo continuar nessa rotina até ser nomeada. Como esse ano há previsão de abertura de vários concursos, os estudos serão constantes até dezembro e na sequência no ano seguinte também”, finaliza.
Processo seletivo para contratação de jovens na área de auditoria
A Moore Stephens, uma das maiores redes de auditoria e consultoria do mundo, inicia processo seletivo para contratação de jovens talentos, graduandos e recém-graduados em Ciências Contábeis ou Administração de Empresas. As vagas são para assistentes de auditoria nos escritórios de Belo Horizonte, Curitiba, Joinville, Porto Alegre, Ribeirão Preto e São Paulo.
Para se candidatar, os interessados devem acessar o site www.msbrasil.com.br e se inscreverem até o dia 4 de junho de 2018.
Os pré-requisitos para as vagas são: disponibilidade para viagens constantes e trabalho integral, conhecimentos de informática e inglês intermediário, aptidão para trabalho em equipe, dinamismo, análise crítica, proatividade e flexibilidade.
A seleção envolverá três etapas: análise curricular das inscrições; encontro presencial para troca de experiências e realização de testes; e entrevistas individuais com líderes-chave da empresa. A última fase, prevista para julho, será realizada com aqueles que tiveram o maior desempenho nas etapas anteriores. A admissão ocorrerá no início de agosto.
Antes de iniciar os trabalhos com as equipes da empresa, os aprovados passarão por treinamento inicial com gerentes e diretores da área de auditoria.
Agenda:
Para se inscrever:
www.msbrasil.com.br
Data limite: 4 de junho de 2018