CLÁSSICOS
Goiânia viveu mais um jogo histórico, como são todos os encontros de Vila Nova e Goiás, na semana passada pela Série B do Brasileiro, com vitória do Vila por 3 a 1. A violência em jogo de torcida única foi nota lamentável. Campinas também, depois de anos, festejou a volta de Ponte Preta x Guarani. Vitória (3 a 2) da Ponte e outra nota triste por conta da violência. Tanto no Serra Dourada quanto no Brinco de Ouro, os jogos foram fracos, muito abaixo da história dos quatro clubes, mas foram clássicos festejados como tal e com a mesma efervescência e rivalidade de outras épocas.
Grandes…
Hoje tem Grêmio x Internacional, um clássico sem igual. O Grêmio está ganhando tudo, mas nem por isso o Inter deixa de incomodar. É a rivalidade Gaúcha, sem nada igual. Além do Gre-Nal, a Série A do Brasileiro tem também Corinthians x Palmeiras. O derby é uma das maiores atrações do futebol brasileiro, que só perde a graça quando é com torcida única e contornado por violência. Tanto em Porto Alegre quanto em São Paulo, por mais que um time esteja em melhor fase, não dá para apontar favorito. Na segunda-feira outro clássico, Botafogo-RJ x Fluminense, com equipes fracas, mas brilha pela tradição.
Pequenos…
Além de Goiás x Vila e Guarani x Ponte na quinta rodada, a sexta-rodada da Série B tem clássico tem neste sábado, 12, o clássico Figueirense x Avaí. Nestas horas, bate no peito do torcedor uma enorme saudade do “finado” Come-Fogo. E a dor no peito aumenta quando ele olha para a tabela e vê que o Botafogo vai jogar em Juiz de Fora contra o Tupi pela terceira divisão do Brasileiro e o Comercial enfrenta o Brasilis, de Águas de Lindóia, cuja maior referência é ser fundado pelo Oscar, zagueiro da Seleção Brasileira de 1982. Somos dos pequenos, nem clássicos festejamos mais.