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Tarifas de pedágio ficam mais baratas

A partir da zero hora da pró­xima sexta-feira, 18 de maio, as tarifas de pedágio ficarão mais baratas em quatro praças das rodovias estaduais paulistas Anhanguera (SP-330), Atílio Balbo e Armando Salles Oliveira (SP-322). O benefício atende os veículos que utilizam diariamen­te os trechos dessas estradas e in­tegra a política pública da quarta etapa do Programa de Conces­sões Rodoviárias do governo de São, Paulo que prevê uma série de benefícios e modernizações para a malha paulista.

Por exemplo, na praça de Itu­verava (Anhanguera, SP-330), a redução da tarifa vai variar de R$ 2,10 (pagamento manual) a R$ 2,65 (pagamento eletrôni­co). Para ter ideia do que isso representa, o usuário que passa nos dias de trabalho na praça de Ituverava pode alcançar uma economia mensal de R$ 92,40 no pagamento do pedágio ma­nual. Caso opte pelo pagamento automático, a economia pode ser de R$ 116,60 devido o des­conto adicional de 5% na tarifa. Atualmente custa R$ 13,10 para carros de passeio.

Isso ocorre porque, no ano passado, foram licitados dois lotes de rodovias estaduais, um deles o denominado “Rodovias do Centro Oeste Paulista” que inclui 299 quilômetros de trechos operados pela concessionária Vianorte desde março de 1998. Com o término do contrato, pre­visto para a zero hora do dia 18, a Entrevias, vencedora da nova lici­tação, assume essa malha no eixo entre Bebedouro, Ribeirão Preto e Igarapava já com a redução ta­rifária prevista contratualmente pelo governo do Estado.

Um desconto adicional de 5% será dado para todos os usuários que optarem pelo pagamento de forma eletrônica pelas cabines de cobrança automática – atual­mente 56% dos motoristas já pa­gam o pedágio nesse modelo nas rodovias paulistas. Entre as inova­ções do contrato está a adoção de um modelo pioneiro no país de “cobrança semiautomática” com foco nas motos, que passarão a pagar metade da tarifa de pedágio dos veículos de passeio.

Os motociclistas terão como opção pagar por meio de uma pulseira ou um cartão equipados com chip pré-pago, evitando as­sim ter que tirar as luvas, manu­sear bolsos e bolsas e, ainda, ter que guardar o troco no momento da passagem. A adesão ao paga­mento por chip é opcional. As concessões realizadas desde 2008 preveem a cobrança para motos frente ao crescimento da frota, pois os serviços prestados como socorro médico e mecânico são para todos os usuários sem dis­tinção, tornando o modelo mais justo para todos – sendo uma das medidas que possibilitaram a re­dução do valor do pedágio.

A Entrevias já opera 271 qui­lômetros no trecho sul do lote Rodovias do Centro Oeste desde julho do ano passado, no eixo en­tre Florínea e Borborema. Serão investidos R$ 3,9 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato. Desse total, R$ 2,1 bilhões deverão ser direcionados para obras e melho­rias aos usuários já nos oito pri­meiros anos da concessão. Estão previstas a duplicação de aproxi­madamente 200 quilômetros de pistas (ida e volta), além de 146 quilômetros de ciclovias, novas passarelas e vias marginais.

A Entrevias Concessionária de Rodovias S/A foi criada pelo Pátria Investimentos (via Fundo III de Infraestrutura), grupo que apresentou a melhor oferta na lici­tação realizada no dia 10 de mar­ço, na sede da B3 (antiga BM&F Bovespa): R$ 917,2 milhões, con­figurando ágio de 130,89% sobre o lance mínimo de R$ 397 mi­lhões relativo à primeira parcela da outorga da concessão.

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