Segunda principal data para o comércio varejista, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães deste ano será comemorado no próximo domingo, 13 de maio. Para ajudar os filhos a encontrar o presente ideal, as lojas do Centro e dos principais corredores comerciais de Ribeirão Preto terão horário especial de funcionamento às vésperas da celebração.
Nesta sexta-feira, 11 de maio, os estabelecimentos estarão abertos das nove às 22 horas. No sábado (12), véspera do Dia das Mães, funcionarão das nove às 18 horas. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp), Paulo César Garcia Lopes, a abertura em horário diferenciado proporciona aos lojistas e aos consumidores mais oportunidades de negócios.
“É uma ocasião importante para pesquisar os melhores produtos e preços. O tíquete médio deve girar em torno de R$ 120. Os artigos mais procurados são os de uso pessoal como acessórios, calçados, vestuário e perfumaria,” comenta. Lopes afirma que os comerciantes estão com opções diferenciadas de pagamento.
“As lojas possuem alternativas de parcelamento com cartão de crédito e crediário próprio, o tradicional carnê e descontos para pagamentos à vista. Sem presente nenhuma mamãe ficará e opções de lembranças não faltam”, finaliza. Em maio do ano passado, as vendas na cidade caíram 1,56%.
Cresce intenção de compras para o Dia das Mães – Segundo estimativas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), aproximadamente 111,5 milhões de brasileiros devem presentar alguém no próximo domingo, o que deve injetar cerca de R$ 17,05 bilhões nos setores do comércio e serviços.
O gasto médio do brasileiro no Dia das Mães deve ser de R$ 152,98. Os produtos mais procurados serão as roupas (42%), perfumes (36%), calçados (23%) e cosméticos (21%). A pesquisa foi realizada através de 767 entrevistas em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes no Dia das Mães. Em seguida, continuaram a responder o questionário 602 que tinham a intenção de comprar presente no Dia das Mães este ano. As margens de erro, respectivamente, são de 3,5 pontos percentuais e 4,0 pp para um intervalo de confiança a 95%.
Outra pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC indica que a intenção de compras do consumidor cresceu de 67% para 72% de um período para outro. Realizada ao longo do mês de abril com mais de 1.200 respondentes de todo o País, a apuração também constatou que aproximadamente um terço dos consumidores pretende gastar mais com o presente este ano: 47% gastarão o mesmo valor e 21% pretendem gastar menos este ano.
“O aumento da intenção de compra no dia das mães de 2018 e consequente expectativa de alta nas vendas frente a 2017 condiz com o melhor momento vivido pela economia brasileira atualmente. Apesar da retomada ainda ser bastante incipiente, incerta, e sujeita a oscilações, fatores como a evolução positiva observada no emprego ao longo dos últimos meses e a melhora das condições de crédito ajudam a explicar o maior otimismo para a data”, avalia o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), Dorival Balbino.
Itens como eletrodomésticos e de entretenimento registraram um crescimento na intenção de compra em 2018, passando de 11% para 16% e de 8% para 12%, respectivamente. A preferência da maioria na hora de presentear as mães, no entanto, continua sendo itens de uso pessoal, como vestuário, calçados e cosméticos, que correspondem a 57%.
Na comparação com 2017 permanece inalterado o valor médio pretendido para gastar com os presentes: R$ 196. Quando comparada as faixas de valores, 54% pretendem gastar no máximo R$ 100. Outros 21% entre R$ 101 a R$ 200, 15% entre R$ 201 a R$ 600 e apenas 10% acima destes valores.