O coronel da Polícia Militar Carlos Alberto Machado assumiu o Comando de Policiamento do Interior (CPI-3) nesta semana e não perdeu tempo. Para combater os crimes contra o patrimônio, principalmente os roubos – modalidade em que a vítima sofre ameaça –, blitze foram realizadas nesta quinta-feira, 10 de maio, em quatro áreas da Zona Norte de Ribeirão Preto.
Segundo o major Marco Aurélio Gritti, que comandou a operação, entre 15h30 e 18h30, período em que quatro bloqueios foram montados pela Polícia Militar na região, não houve ocorrências de roubos na Zona Norte. “Esse é o objetivo da operação, inibir os roubos, principalmente os de veículos”, disse ao Tribuna. Todo o efetivo partiu do quartel da PM no Jardim Independência.
As blitze ocorreram em quatro cruzamentos: na esquina das avenidas da Saudade com Coronel Quito Junqueira, rua Doutor Roberto Mange com Goiás e Marechal Costa e Silva com Pernambuco, todos nos Campos Elíseos, e na Coronel Américo Baptista com Via Norte, no Ipiranga. Foram abordadas 132 pessoas.
Segundo a Polícia Militar, dois homens que estavam foragidos da Justiça foram capturados. O principal alvo da força-tarefa eram as motocicletas, já que a maioria dos roubos envolve esse tipo de veículo, que facilita a fuga. Foram vistoriadas 103 motos, 3 cinco acabaram recolhidas por questões administrativas.
A PM fez três ocorrências de flagrante que foram registradas na Central de Polícia Judiciária (CPJ). Apenas quatro carros foram vistoriados, nenhum recolhido. A força-tarefa contou com o Canil da PM, Cavalaria (14 animais), Força Tática, Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), Polícia Militar Rodoviária (quatro homens em duas viaturas) e o helicóptero Águia. Participaram 21 viaturas e 36 policiais militares.
Segundo o levantamento “Estatísticas da Criminalidade”, divulgado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), no primeiro trimestre deste ano os furtos de veículos aumentaram 11,6% – saltaram de subiu de 369 para 412, aporte de 43. Os roubos de veículos caíram 9,6%, de 197 em três meses de 2017 para 178, 19 a menos. O índice de recuperação de veículos pelas polícias Civil e Militar caiu 26% neste ano, de 287 para 261, 26 a menos.
Os casos de roubo – quando a vítima sofre ameaça (entram na estatística os de carga e a bancos) – caíram 23,4%, de 1.088 no primeiro trimestre do ano passado para 833 no mesmo período de 2018, 255 a menos. A quantidade de furtos ficou estável, com leve queda de 2,02%, de 2.524 ocorrências para 2.473, 51 a menos.
Já o novo comandante tem sob sua jurisdição uma área que abrange 93 municípios e 39 distritos, com população estimada em 3,83 milhões de pessoas e cerca de quatro mil PMs que, diariamente, levam mil viaturas às ruas em toda a região.