Centenas de eleitores procuraram os cartórios da rua Cerqueira César nº 333, no Centro de Ribeirão Preto, nesta quarta-feira, 9 de maio, último dia para regularizar a situação e solicitar qualquer um dos serviços da Justiça Eleitoral: emissão de primeiro título, transferência de domicílio, transferência para seção com acessibilidade, regularização do título cancelado, regularização do título nos municípios com biometria obrigatória e atualização de dados cadastrais, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
A fila chegou até a rua Duque de Caxias. Muita gente deixou para a última hora. Os eleitores que ficaram mais de três turnos sem votar ou justificar a ausência deveriam regularizar a situação para que estejam aptos a escolher seus representantes em outubro. A multa é de R$ 3,51 por turno. Quem perdeu o prazo só poderá fazer as alterações após as eleições.
Aqueles que não conseguiram transferir o domicílio eleitoral têm a opção de justificar o voto, mas os que ficaram com o título irregular não poderão votar, nem vão receber a certidão de quitação eleitoral, necessária para alguns procedimentos, como tirar passaporte e assumir vaga no serviço público. O voto é obrigatório para os brasileiros a partir dos 18 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e analfabetos.
O eleitorado de Ribeirão Preto cresceu 1,30% entre 2016 e segunda-feira (7). Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade já conta com 440.3478 pessoas aptas a votar para presidente da República, governador, senadores, deputados federais e estaduais em outubro deste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 682.302 habitantes.
Nas eleições de 2016, segundo o TSE, estavam aptos a votar 434.680 ribeirão-pretanos. Neste ano são 5.667 eleitores a mais. Em Ribeirão Preto, a biometria só será obrigatória em 2020, portanto não há a necessidade de efetuar o cadastramento biométrico nesta quarta-feira. O primeiro turno da eleição ocorrerá no dia 7 de outubro e o segundo turno no dia 28.