Tribuna Ribeirão
Geral

ELEIÇÕES 2018 – Termina hoje o prazo da Justiça Eleitoral

O eleitor tem até esta quar­ta-feira, 9 de maio, para regu­larizar sua situação e solicitar qualquer um dos serviços da Justiça Eleitoral: emissão de primeiro título, transferência de domicílio, transferência para seção com acessibilidade, regularização do título cance­lado, regularização do título nos municípios com biome­tria obrigatória e atualização de dados cadastrais, informa o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Nesta terça-feira (8) já havia filas nos cartórios da rua Cer­queira César nº 333, no Centro de Ribeirão Preto, em frente ao Palácio Rio Branco. Os eleitores que ficaram mais de três turnos sem votar ou justificar a ausên­cia, devem regularizar a situação para que estejam aptos a escolher seus representantes em outubro. A multa é de R$ 3,51 por turno.

O eleitor deve ir ao cartório de posse do título (caso o pos­sua), além de um comprovante de residência e um documento original de identificação pes­soal que tenha, no mínimo, nome, filiação, data de nas­cimento e nacionalidade. No caso dos homens, também é necessário levar o comprovan­te de quitação militar.

Também termina amanhã o prazo para que o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e pretende votar, requerer o títu­lo. Esta quarta-feira também é o prazo final para as pessoas com deficiência que necessitam de atendimento especial informem sua situação à Justiça Eleitoral e sejam remanejadas para seções adaptadas. A participação nas eleições é facultativa apenas para analfabetos, pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou com mais de 70 anos. Para os demais brasi­leiros, o voto é obrigatório.

O eleitorado de Ribeirão Pre­to cresceu 1,10% entre o pleito municipal de 2016 e a última sexta-feira, 4 de maio. Segun­do dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade já conta com 440.188 pessoas aptas a vo­tar para presidente da República, governador, senadores, depu­tados federais e estaduais em outubro deste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 682.302 habitantes.

Nas eleições de 2016, se­gundo o TSE, 435.381 ribeirão­-pretanos foram às urnas para escolher o novo prefeito – Duar­te Nogueira Júnior (PSDB) saiu vitorioso – e 27 vereadores. Nes­te ano são 4.807 eleitores a mais. Em Ribeirão Preto, a biometria só será obrigatória em 2020, por­tanto não há a necessidade de efetuar o cadastramento biomé­trico nesta quarta-feira.

Para verificar se o seu títu­lo de eleitor está regular, basta preencher o nome completo e a data de nascimento diretamen­te na página do Tribunal Supe­rior Eleitoral. O primeiro turno da eleição ocorrerá no dia 7 de outubro e o segundo turno no dia 28.

Postagens relacionadas

Mostra ao ar livre expõe produção artística de RP no aniversário de 168 anos

Redação 2

Deputado quer elevar sanduíche a patrimônio cultural

Redação 1

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com