O Armazém Baixada será palco do projeto “Circo de Quinta” realizado pela Casa das Artes. Nas próximas quintas-feiras, 10 e 17 de maio, o espaço receberá o espetáculo “CabarElas”, que em março foi apresentado com grande sucesso no calçadão de Ribeirão Preto, levando o público às gargalhadas. A apresentação é uma intervenção com números de circo ao estilo cabaré que reúne malabares, arcos, fogo e palhaçaria. Não há cobrança de ingresso, mas a trupe vai “passar o chapéu” – contribui quem puder.
O evento foi idealizado e concebido pelo coletivo de artistas movimentadoras da arte circense na cidade, que estão levando pelo país espetáculos, oficinas e rodas de conversas. Suas ações vêm acontecendo nos últimos anos e ganhou potência com a construção do cabaré independente. A intervenção é carregada de comicidade, formação de boa parte do coletivo, carregado de um bocado de acidez e bufonaria.
Fazem parte do “CaberElas” as irmãs Cola – Thata e Tati Cola (malabaristas) –, Michelle Maria (palhaça Mixirica), Sabryna Murali (malabarista), Amanda Maria (Tyssa, acrobata e palhaça Paçoca), Clara (palhaça), Ariane Santos (musicista) e Luciana Donegá (palhaça Jirda e musicista). Ainda tem a perua Volkswagen Kombi batizada de Britiny, que serve de cenário, meio de transporte, casa e parque de diversões.
O “CabarElas” surge devido a escassez de referências femininas para que mulheres envolvidas nas atividades circenses aprimorem seus trabalhos, seja por falta de oficinas voltadas especificamente às suas pesquisas, seja pela falta de incentivo de seus companheiros ou parceiros de grupo.
Além disso, a ideia é ampliar a discussão de gênero dentro da arte circense, pensando o lugar da mulher como protagonista da cena e dar visibilidade a grupos que trabalham essas linguagens dentro e fora do circo. O Armazém Baixada fica na rua Duque de Caxias nº 141, no Centro Histórico de Ribeirão Preto. O espetáculo começa às 20 horas.