Tribuna Ribeirão
Turismo

REPÚBLICA TCHECA – País tem muito mais a oferecer

Olomouc sempre pertenceu aos lugares mais importantes do reino tcheco. Graças à sua localização favorável, antiga uni­versidade, tradições eclesiásticas e culturais, foi durante séculos um centro natural da Morávia. O coração histórico, cujo ponto dominante é a Coluna da San­tíssima Trindade, inscrita na lista da Unesco é, depois de Praga, a segunda reserva de monumen­tos mais importante da Repúbli­ca Tcheca. Vale experimentar a especialidade local – o popular queijo curado Olomouc, o olo­moucké tvarůžky – famoso por seu sabor e cheiro intensos.

Tesouros do passado – O monumento mais importante de Olomouc é a Coluna da Santíssi­ma Trindade, localizada na Praça Alta. É o maior agrupamento de esculturas barrocas da Europa Central. Da torre da prefeitura que fica próxima, você terá vistas panorâmicas e de um dos muitos cafés locais você pode observar sua beleza extraordinária.

Além de uma série de edi­fícios, o relógio astronómico, pintado no estilo do realismo socialista, figura, sem dúvida, entre as curiosidades de Olo­mouc. Descubra a rica história da cidade também durante a visita à Fortaleza de Olomouc que, com suas muralhas ma­ciças e extensos quartéis, teve que resistir aos ataques do en­furecido exército prussiano.

Em contraponto à sacralida­de da coluna barroca original da Santíssima Trindade está o edi­fício da Câmara Municipal do século XIV, originalmente gótico. Ele exibe uma torre alta, que é o ponto de vista ideal para obser­var o “formigamento” da cidade e as curvas elegantes das escul­turas na coluna. O relógio com cinco séculos de história, um dos poucos relógios heliocêntricos do mundo, é parte inseparável da torre da Câmara Municipal.

A torre de 75 metros de altura faz parte da Prefeitura e está aber­ta diariamente a quem queira su­bir e admirar a cidade e suas pé­rolas artísticas. O relógio ao lado da torre tem sua esfera central mostrando a posição dos plane­tas contra o fundo do zodíaco.

Ao longo de sua história, foi reconstruído várias vezes e equipado com diferentes figu­ras móveis. No final da Segunda Guerra Mundial, foi seriamente danificado e seu aspecto atual refere-se aos experimentos do socialismo realista. Quer ver como funciona? Então esteja lá ao meio-dia porque o show tem, uma apresentação diária.

Zlín – A cidade de Zlín fica na região da Morávia Oriental, e está intimamente ligada ao per­sonagem de Tomáš Baťa, cuja fábrica de sapatos calça pessoas de todo o mundo até os dias de hoje. O rápido crescimento de sua empresa iniciou um impres­sionante desenvolvimento desta cidade de características únicas. Delicie-se com a atmosfera in­comum da cidade, cuja arqui­tetura funcionalista ainda está preservada. O que predomina em Zlín é o edifício chamado ar­ranha-céu de Bata, que na época de sua construção era o segundo edifício mais alto da Europa.

Monumentos da República Tcheca

Há monumentos que ficam fantásticos no inver­no. O sol, em combinação com a neve, brilha e dá um toque de beleza singular. Quatro deles que não po­dem faltar a nenhum fotógrafo de inverno. A naioria dos castelos e palácios fecham no inverno para que sejam feitas todas as obras relevantes e preparar os locais para a próxima temporada de verão.

A joia imperial de Karlštejn – A imponente resi­dência do imperador romano e rei tcheco Carlos IV foi construída no século XIV como um castelo gótico, onde eram guardadas as joias da coroa, os restos sagrados e documentos nacionais. Graças à sua posição perto de Praga, hoje é um excelente destino para uma excursão de meio dia. Viajando de trem do centro de Praga, chega-se em meia hora até a área abaixo do castelo. De fevereiro até o final de outubro, você também pode visitar a ex­posição do Tesouro de Karlštejn – cultura da corte imperial de Carlos IV.

O castelo Karlštejn pode ser visitado no in­verno apenas nos fins de semana e na primavera todos os dias, exceto às segundas. Os fotógrafos devem ir ao castelo ao amanhecer, quando o cas­telo e a cidade abaixo dele estão apenas acordan­do e então não serão incomodados pelos outros visitantes. Uma vez que você estiver em Karlštejn, certifique-se de visitar a pedreira vizinha de Velká Amerika (A Grande América). É um lugar inesque­cível e excepcional para fotografar.

O palácio neogótico Hluboká – O Palácio Hlu­boká, localizado na Boêmia do Sul, perto da cidade České Budějovice, é um lugar ideal para todos os amantes da história e de romance. O palácio mui­tas vezes considerado o mais bonito da República Tcheca, abre todos os dias, exceto as segundas, bem como a maioria dos monumentos. Os fotó­grafos apreciarão especialmente as interessantes vistas não tradicionais do palácio coberto de neve do parque paisagístico adjacente.

O majestoso palácio de Sychrov – Na região nor­te da Boêmia encontra-se o palácio neogótico Sychrov. É um dos poucos monumentos que abre quase todos os dias do ano para receber visitantes; Mesmo às segundas, quando os outros monumen­tos geralmente são fechados. A rota da excursão irá guiá-lo através do palácio. Nesta rota, você saberá perfeitamente como era a vida no século 19 em uma residência rural de uma família aristocrática rica. Como em todos os monumentos do estado, aqui você também pode tirar fotos (para seus pro­pósitos pessoais) dos belos interiores neogóticos.

Os palácios da área de Lednice-Valtice – Na Mo­rávia do Sul, também no inverno você pode visitar vários monumentos que ficam ótimos nesta tem­porada. Nos fins de semana, você será recebido com prazer no palácio Lednice. Nos arredores, há um parque paisagístico e, após a visita, você pode caminhar pelas barragens e o rio Dyje. Aqui o tu­rista pode ver não só os gêneros locais de aves aquáticas, mas também aqueles que vieram do norte da Europa para passar o inverno aqui.

O palácio e o parque adjacente fazem parte do extenso complexo paisagístico e, como o palácio de Valtice, estão inscritos na lista do patrimônio cultural da Unesco. Se decidir visitar também Valtice é preciso saber que o palácio não oferece visitas clássicas no inverno, no entanto, aos sá­bados o turista pode ver o teatro barroco único do palácio e a capela barroca. No final da visita, não se esqueça de visitar o National Wine Hall. Nas caves do palácio, as pessoas podem saborear os melhores vinhos produzidos na Morávia.

Postagens relacionadas

Um novo Brasil por meio do turismo

Redação 1

Ministério do Turismo alerta sobre golpe

Redação 1

Casa Grande Hotel: tradição e modernidade

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com