Tribuna Ribeirão
Cultura

Municipal recebe festival de dança

Este final de semana será de muito trabalho para os bailarinos do Studio de Dança Luciana Junqueira. Eles irão participar de dois impor­tantes festivais, o Festival Dança Brasil, em Ribeirão Preto, e o Festi­val Hip Hop District, em Jundiaí.

Em Ribeirão Preto, as apresen­tações acontecem entre esta sexta­-feiora (27) e domingo, 29 de abril, no Teatro Municipal. Trinta bailari­nos irão apresentar doze coreogra­fias nas modalidades balé clássico, clássico de repertório, jazz, sapatea­do e contemporâneo, nas categorias júnior, juvenil e sênior.

“O festival é importante porque os primeiros colocados são classifi­cados na pré-seleção do Festival de Dança de Joinville 2018, considera­do o maior do país, além de ter vaga garantida para os Palcos Abertos do evento”, destaca Thiago Junqueira, bailarino do Studio de Dança Lucia­na Junqueira.

Já o Festival Hip Hop District acontece no Parque da Uva, em Jundiaí, de 28 de abril a 1º de maio, com expectativa de dois mil partici­pantes. O Studio de Dança Luciana Junqueira participa pela primeira vez do evento. Onze bailarinos que concorrerão na categoria adulto, com a coreografia “Liberdade”, do coreógrafo João Victor Valentin.

“É uma grande oportunidade para o estúdio, já que o evento reúne a nata da dança urbana e oferece aulas gra­tuitas com professores renomados, entre eles, sete internacionais”, explica Thiago Junqueira. O Teatro Municipal de Ribeirão Preto fica na praça Alto do São Bento s/nº, Jardim Mosteiro, e tem capacidade para receber 515 pessoas – o estacionamento tem 40 vagas. Mais informações pelos telefo­nes (16) 3625-6841.

O Festival Dança Brasil é uma das seletivas do Festival de Dan­ça de Joinville. A primeira edição do evento aconteceu em novembro de 2017, na cidade de São José dos Campos (SP). Foram 52 coreografias apresentadas e cerca de 150 partici­pantes nas categorias balé clássico de repertório, balé neoclássico, dan­ças urbanas, dança contemporânea, danças populares, jazz e sapateado.

Além de garantir a participação nos palcos abertos e passagem direta para a avaliação da curadoria do fes­tival de Joinville, os primeiros lugares do Dança Brasil recebem troféus, me­dalhas, bolsas de estudos e prêmios em dinheiro. Para participar do Fes­tival de Dança de Joinville os grupos precisam passar por duas fases de seleção: a pré-seletiva e a seletiva.

Até 2017 as únicas coreografias que passavam por uma seletiva pre­sencial eram as de Joinville. Agora, com o Festival Dança Brasil, os gru­pos do país inteiro podem participar das seletivas presenciais e ainda aproveitar o momento para interagir com outros apaixonados pela dança do seu estado. O Festival de Dança de Joinville está completando 36 anos em 2018 e já tem data para aconte­cer: entre os dias 17 a 28 de julho.

Todo ano, mais de oito mil pes­soas participam do evento, há os que dançam na Mostra Competitiva, os que fazem cursos, atuam como professores, jurados ou ainda ro­dam a cidade se apresentando nos Palcos Abertos. São essas pesso­as, além dos 230 mil espectadores anuais, é claro, que fazem o Festival de Dança de Joinville ser o maior do mundo. Como é considerado, desde 2005, pelo Guinness Book.

Postagens relacionadas

Vídeo – Anna Maria Chiavenato

Redação 1

‘Imagine Brazil’ terá etapa em RP

Redação 1

Artistas da região expõem suas obras em Portugal

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com