Tribuna Ribeirão
Política

STF vai julgar recurso de Lula contra prisão no início de maio

O STF (Supremo Tribunal Federal) pautou para o início de maio o julgamento do ex­-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra sua prisão na Operação Lava Jato. O recurso será julgado pela 2ª Turma do STF por meio do plenário vir­tual. Nesse tipo de julgamento, os ministros terão entre os dias 4 e 10 de maio para apresenta­rem seus votos no sistema do tribunal. O caso não vai a julga­mento presencial em uma das sessões da 2ª Turma.

Integram a 2ª Turma, além do relator do processo, ministro Ed­son Fachin, os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. Na terça-feira (24), decisão des­sa mesma 2ª Turma determinou que fossem retirados do juiz Ser­gio Moro trechos de delações da Odebrecht em outros dois pro­cessos aos quais o ex-presidente responde na Operação Lava Jato.

No recurso, a defesa de Lula defende que a ordem de prisão decretada por Moro, no dia 5 de abril, desrespeitou decisão do STF, pois a Corte fixou, nos julgamentos sobre prisão em segunda instância, que seria preciso aguardar o fim da aná­lise dos recursos para dar início ao cumprimento da pena.

Hoje, todos os recursos da de­fesa já foram julgados pelo TRF- 4. A defesa de Lula também argu­menta que a Constituição Federal proíbe o cumprimento da pena antes de esgotadas as possibilida­des de recurso judicial.

Postagens relacionadas

Duas empresas de SP disputam obra na Nove de Julho

William Teodoro

LDO recorde já está na Câmara

William Teodoro

TJ rejeita recurso da prefeitura sobre Centro Administrativo

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com