Tribuna Ribeirão
Política

STF vai julgar recurso de Lula contra prisão no início de maio

O STF (Supremo Tribunal Federal) pautou para o início de maio o julgamento do ex­-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra sua prisão na Operação Lava Jato. O recurso será julgado pela 2ª Turma do STF por meio do plenário vir­tual. Nesse tipo de julgamento, os ministros terão entre os dias 4 e 10 de maio para apresenta­rem seus votos no sistema do tribunal. O caso não vai a julga­mento presencial em uma das sessões da 2ª Turma.

Integram a 2ª Turma, além do relator do processo, ministro Ed­son Fachin, os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. Na terça-feira (24), decisão des­sa mesma 2ª Turma determinou que fossem retirados do juiz Ser­gio Moro trechos de delações da Odebrecht em outros dois pro­cessos aos quais o ex-presidente responde na Operação Lava Jato.

No recurso, a defesa de Lula defende que a ordem de prisão decretada por Moro, no dia 5 de abril, desrespeitou decisão do STF, pois a Corte fixou, nos julgamentos sobre prisão em segunda instância, que seria preciso aguardar o fim da aná­lise dos recursos para dar início ao cumprimento da pena.

Hoje, todos os recursos da de­fesa já foram julgados pelo TRF- 4. A defesa de Lula também argu­menta que a Constituição Federal proíbe o cumprimento da pena antes de esgotadas as possibilida­des de recurso judicial.

Postagens relacionadas

Câmara vota hoje o projeto das vacinas

William Teodoro

Legislativo aprova texto final da LDO

Redação 1

Onze vereadores de RP trocam de partido

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com