Tribuna Ribeirão
Cultura

Arte pop das HQs é tema de exposição

A partir desta quinta-feira, 26 de abril, a Escola Bauhaus de Ribeirão Preto recebe a exposi­ção de arte contemporânea “Arte Pop – Heróis e Vilões”, composta por trabalhos realizados de 2010 a 2018 por Andrei Frateschi. A mos­tra, que tem a curadoria de Mirian Ruth, apresentará reproduções em desenho de imagens fotográficas de personagens do cinema, ins­pirados nas histórias em quadri­nhos (HQs), através do desenho utilizando técnicas de carvão e giz pastel oleoso sobre objetos alter­nativos como placas de fibras de madeira de eucalipto reutilizáveis.

Os trabalhos apresentam um forte apelo emocional aos ícones da cultura pop, onde diversos per­sonagens representam ideais e va­lores e cada vez mais fazem parte do cotidiano de adultos e crianças. No processo criativo questões im­portantes da contemporaneidade como poder e responsabilidade são representadas nos desenhos e pinturas clássicas.

O conjunto de trabalhos des­ta mostra se desenvolve a partir dessas representações realísticas cinematográficas e a fomentação da discussão acerca de seus pró­prios valores, contidos em suas trajetórias e exteriorizando a essência destes personagens. Le­vantando questões sobre os pen­samentos e atitudes dos mesmos em um mundo caótico onde as virtudes e fraquezas são os in­dicadores de quem é o herói ou quem é o vilão. Será algo maior ou apenas uma sequência de es­colhas em mundos diferentes?

O hiper-realismo – A técni­ca de quadriculado utilizada por Andrei Frateschi foi registrada pelo artista renascentista Albrecht Dürer ao final dos anos de 1960. Utilizando tal técnica para mos­trar seu cotidiano, transformando e representando o cinema de sua época, os artistas deram origem ao foto-realismo, que seria o pre­cursor do hiper-realismo, com o realismo em altíssima resolução que surgiria na década seguinte assim como a arte pop que re­presenta em suas obras a figura de personagens, personalidades e iconografia do cinema e histó­rias em quadrinhos.

Esses trabalhos trazem consi­go uma identificação imediata e uma possibilidade para reflexão e questionamento do produto de meio de comunicação. A exposi­ção “Arte Pop – Heróis e Vilões” ficará até 14 de maio no Espaço Cultural da Escola Bauhaus Bra­sil, na rua Mariana Junqueira nº 623, Centro, com entrada franca, de segunda à sexta-feira das oito às 21 horas, e aos sábados das oito às 12 horas. A mostra tem cunho cultural e educacional, promovendo a arte fotográfica como profissão e causando refle­xão sobre as imagens.

Sobre o artista – Andrei Fra­teschi é graduado em Artes Plás­ticas e História das Artes. Profes­sor Bauhaus Brasil há cinco anos, é cantor e ator da Cia. Minaz de Ribeirão Preto. Lecionou em es­colas dos ensinos fundamental e médio, além de cursos técnicos de história da arte, desenho ar­tístico, hiper-realismo, pintura em aquarela e a óleo, caricatura e HQ (história em quadrinhos).

Em seu currículo contam par­ticipações em exposições como Expo Deplás de Jaboticabal, Mapa Cultural Paulista e LXIV – Salão Ararense de Artes Plásticas Antô­nio Rodini (Saap), de arte contem­porânea. Além de exposições pró­prias como a nomeada “O antigo e o próximo” que esteve exposta no Novo Shopping, Colégio Santa Úrsula e na Jornada de Comuni­cação realizada pelas Faculdades COC, todas em Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

Núcleo teatral da Alma estreia documentário

Redação 1

Alma abre inscrições para formação teatral virtual

Redação 1

Projeto Guri prorroga prazo para rematrícula

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com