O projeto “Tocando a Vida”, da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (Osrp), realiza neste sábado, 21 de abril, às 15 horas, uma apresentação especial na Casa do Vovô – no final de março esteve na Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (Adevirp). O evento que contará com o coro da Osrp é aberto ao público e tem entrada franca, uma boa opção para o feriado do Dia de Tiradentes – integra uma série de concertos gratuitos promovidos pela Osrp, via lei de incentivo do Programa e Ação Cultural (ProAC).
Segundo a gestora da casa de repouso, Regina Célia Nomura, atualmente a instituição conta com 74 idosos que residem em tempo integral no local. “Nós promovemos incansavelmente a inclusão social dos nossos idosos, seja no meio interno ou externo. Essa oportunidade que eles terão de ouvir a Orquestra Sinfônia é muito especial, pois a música toca a alma que precisa ser cuidada”, declara.
“A apresentação na Casa do Vovô é mais uma oportunidade de promover a cultura, por meio da música, unindo a sociedade com pequenas iniciativas, porém transformadoras em um dia que seria comum”, destaca a coordenadora geral do projeto, Tereza Cristina Mode Angeloti. A Casa do Vovô fica na rua Tapajós nº 2.847-2.909, no Ipiranga, Zona Norte de Ribeirão Preto.
Música e cidadania – O “Tocando a Vida” oferece aulas gratuitas de canto e instrumentos musicais, com a proposta de transformar as vidas de crianças e jovens que moram em regiões menos favorecidas de Ribeirão Preto. O projeto é realizado pela Orquestra Sinfônica e atualmente atende cerca de 500 alunos com aulas de canto coral, flauta doce, violino, viola, violoncelo e contrabaixo.
As turmas estão em duas escolas municipais, a Emef Nelson Machado, no bairro Maria Casagrande Lopes, e a Emef Honorato de Lucca, no Jardim Salgado Filho I. Na sede da Osrp, no centro da cidade, acontecem as aulas e atividades do Coro de Câmara. Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Gisele Laura Haddad, quando a criança passa a ter vivência com a música é possível notar a mudança em sua forma de se relacionar com o mundo.
“Colhendo relatos dos professores é nítido que a música transforma a vida dessas crianças e valoriza a convivência delas no ambiente escolar. Elas melhoram a autoestima, se destacam, e têm uma qualidade de vida superior, pois ocupam o tempo com algo que lhe traz aprendizado e prazer”, destaca.
Abrangência – A ação prioriza o atendimento de crianças matriculadas na própria escola onde acontecem as aulas, porém, existe a possibilidade de os funcionários da instituição, pais de alunos e outras pessoas da comunidade participarem. É necessário apenas verificar a disponibilidade de vagas junto à secretaria.
O “Tocando a Vida” é um projeto de grande alcance social mantido pela iniciativa privada por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do governo de São Paulo, que permite a destinação de parte do Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido para projetos socioculturais. Acesse www.sinfonicaderibeirao.org.br e veja como apoiar.