Ribeirão Preto será palco neste domingo, 15 de abril, dos shows de encerramento da sétima semana do projeto CPFL Parklet Musical, que conta com incentivo do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura – via lei de incentivo – e apoio da Secretaria Municipal da Cultura. O evento será na praça Mateus Nader Nemer, conhecida como Praça da Bicicleta, na rua Galileu Galilei nº 1.272, no Jardim Irajá, na Zona Sul.
O violonista Vitor Pedroso, que toca músicas de Noel Rosa, Tom Jobim, Radamés Gnatalli, entre outros, se apresentará às 16h30. Já a banda de choro Flor de Aguapé se apresentará às 18h30, com canções próprias e músicas de Paulinho da Viola, Pixinguinha e Vinícius de Moraes. O Circuito CPFL Parklet Musical é uma iniciativa do Instituto CPFL e Aurora Documenta. O evento promove uma série de shows de bandas independentes, circulando por 33 cidades do interior do Estado de São Paulo até 29 de abril.
O projeto, incentivado pelo ProAC, é uma das atrações da comemoração aos 15 anos do Instituto CPFL (as demais atividades podem ser conferidas no site institutocpfl.org.br). Com a missão de democratizar o acesso à cultura e fomentar produções de artistas locais, o projeto realiza mais de 35 apresentações gratuitas de diferentes gêneros musicais, cada uma em um município e com um grupo diferente. Ao final desses dois meses, a carreta terá percorrido mais de 2.500 quilômetros.
A ideia é incentivar a convivência dos moradores dessas cidades no espaço público, apresentando novas opções de lazer e contribuindo para sua formação cultural. A iniciativa valorizará, sobretudo, a música brasileira, com um repertório que pode ir do instrumental ao popular. “Queremos aproveitar a rua como um espaço democrático e inserir mais arte no cotidiano dessas populações. Por isso, escolhemos lugares com poucos equipamentos culturais e uma boa circulação de pessoas para estacionar nosso parklet móvel”, conta Assahi Lima, diretora do projeto.
Como as praças já são conhecidos lugares de convivência, o parklet será estacionado de frente para as calçadas. Dessa forma, é possível surpreender e cativar quem estiver próximo ao local do evento. O parklet móvel é uma novidade da Soul Urbanismo. Ele funciona como um palco equipado com bancos, floreiras, mesas e/ou cadeiras para que as pessoas possam ocupar uma área originalmente destinada aos automóveis.
Aliando funcionalidade e sustentabilidade, o espaço também tem um sistema de captação de água pluvial para autoirrigação de sua vegetação, painéis de energia fotovoltaica para alimentar tomadas, entradas USB e iluminação de LED, paraciclo, bomba de ar para calibrar pneu de bicicleta, lixeira e paradog.
A carreta se adapta ao nível de cada calçada por meio de um sistema de suspensão a ar. Enquanto estiver estacionado nas cidades, antes e depois dos shows, a praça sobre rodas estará disponível para o uso livre da população. O ano de 2018 representa um marco da expansão desta rede, com iniciativas em mais de 120 municípios de seis estados, alcançando um público presencial estimado de 60 mil pessoas.