O Flor de Aguapé, que lançou seu primeiro CD, homônimo, em 2 de junho do ano passado, no Teatro Minaz, estará no Theatro Pedro II nesta terça-feira, 10 de abril, para participar do projeto “Amigos da Casa”. Formado por Jacque Falcheti (voz), Leonardo Freitas (piano), Alexandre Peres (cavaco) e Ricardo Perez (pandeiro), o grupo faz parte da nova geração de músicos e instrumentistas que apostam na linguagem do choro, especificamente o cantado.
O CD lançado em 2017 apresenta canções inéditas de integrantes do grupo e de letristas e compositores do interior de São Paulo, como João Camareiro, Rui Kleiner, Iury Reis, Iara Ferreira e Glauber Seixas, além de nomes consagrados da MPB, como Paulo César Pinheiro. O trabalho também presta homenagem aos compositores da velha guarda do choro de Ribeirão Preto, com a gravação de músicas de Belmácio Pousa Godinho e Horvildes Simões.
A direção musical é do pianista/acordeonista e arranjador Paulinho Leme e o disco também conta com a participação especial do clarinetista Alexandre Ribeiro. O Flor de Aguapé foi formado em 2012 em Ribeirão Preto e é conhecido pelo trabalho de pesquisa e promoção do repertório tradicional e atual do choro, valorizando o canto dentro desse gênero musical e também os arranjos instrumentais minuciosos.
Os shows do grupo trazem ritmos como o samba-choro, choro canção, valsa, maxixe, dentre outros que permeiam o gênero choro, com poesia e interpretações ímpares. A inusitada formação instrumental do Flor de Aguapé, composta por piano, cavaco e pandeiro, reforça ainda mais a delicadeza e apuro dos arranjos e favorece o choro cantado, valorizando o diálogo entre música e letra.
Para a produção do primeiro CD, o Flor de Aguapé iniciou em 2015 a seleção de repertório com composições inéditas dos integrantes do grupo e de compositores de choro do interior de São Paulo. O projeto foi inscrito e premiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, via incentivo fiscal – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O show do Flor de Aguapé será às 20 horas. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Theatro Pedro II, na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico de Ribeirão Preto. Custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) para todos os setores – plateia, frisa, balcão nobre, balcão simples e galeria.
A meia-entrada vale para estudantes, coordenadores pedagógicos, supervisores e diretores e professores de escolas públicas das redes municipal e estadual (mediante apresentação de documento comprobatório como carteirinha da instituição, boleto de mensalidade ou holerite), aposentados (com documento específico), idosos acima de 60 anos (com cédula de identidade, o RG) e portador de deficiência com acompanhante.
Ingressos para portadores de deficiência devem ser comprados diretamente no guichê do teatro. O telefone para mais informações é (16) 3977-8111. O Pedro II tem capacidade para receber 1.588 pessoas, mas parte foi interditada no ano passado pelo Corpo de Bombeiros por causa da altura do parapeito – hoje aceita até 1.300 espectadores.
Amigos da Casa – Para valorizar os artistas locais, o projeto “Amigos da Casa”, da Fundação Dom Pedro II, democratiza o acesso à cultura, com uma proposta de formação de público para apresentações artísticas nas áreas de música, teatro e dança, em um dos principais cartões-postais de Ribeirão Preto e segundo maior teatro de ópera do Brasil, o Theatro Pedro II.
Desde que o projeto foi implantado, em 2009, o Theatro Pedro II é palco para que os artistas da cidade tenham a oportunidade de aprimorar e desenvolver seus espetáculos, promovendo a arte e a cultura junto à comunidade com o objetivo de democratizar o acesso e formação de plateia.