Tribuna Ribeirão
Política

Executiva do PT vai se transferir para Curitiba

Lula - Agência Estado

O PT já prepara a trans­ferência da sede nacional do partido para Curitiba, onde o presidente Lula está pre­so desde sábado. A medida é uma demonstração de que a cúpula da agremiação já trabalha com a hipótese de o Supremo Tribunal Federal (STF) não acolher um pedido liminar que garantiria a sua soltura já na quarta-feira (11).

Amanhã, o plenário do STF deve analisar esse pe­dido que visa evitar prisões de condenados em segunda instância até que esgotados todos os recursos legais dis­poníveis. Entre petistas, há temor de que seja rejeitado ou um dos ministros faça pedido de vistas, adiando a sua votação. “temos que es­tar preparados”, diz Renato Simões, integrante da execu­tiva nacional.

Além da transferência da estrutura, o partido definirá uma escala para permanência.

FICHADO – Justiça Federal abre execução da pena de Lula

A Justiça Federal, no Paraná, abriu nesta segunda-feira, 9, o processo de execução provisória da pena de prisão de Luiz Inácio Lula da Silva: condenado a 12 anos e 1 mês, em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

A juíza federal Carolina Moura Lebbos será a responsável por decidir se mantém o ex-presidente na sala reservada para seu encarceramento na Po­lícia Federal, em Curitiba, ou se transfere o petista para outro lugar e quando ele progredirá de regime.

Juíza substituta da 12.ª Vara Federal de Curitiba – responsável pela área de execução das penas dos presos -, será ela que determinará, à partir de agora, as condições em que Lula será mantido: como deve ser tratado, o que pode – e não pode – fazer no período em que estiver cumprindo a pena e as regras de progressão, em que terá direito a diminuir os anos que terá que cumprir, conforme seu comportamento, atitudes e passar do tempo

A juíza é a mesma que conduz o processo de execução penal do empresá­rio e delator Marcelo Odebrecht, que no início do ano progrediu para o regime de prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, depois de uma temporada de 2 anos e meio encarcerado em Curitiba, o berço da Lava Jato.
Fichado – O documento inicial do processo é a ficha individual provisória, em que Lula foi fichado como condenado.

A histórica Ficha Individual tem a qualificação de Lula. Nela constam nome, alcunha, nacionalidade, estado civil, profissão, escolaridade e se é foragido. Além de endereço, dados dos defensores, há registro dos inquéritos de origem do pro­cesso que resultaram na pena, se houve prisão, em que unidade está recolhido.
O documento, que tem os dados da sentença, com detalhes da pena dada ao ex-presidente, dos crimes cometidos, serve de origem para o processo em que a defesa de Lula vai agora requerer sua transferência e eventuais benefícios.

Postagens relacionadas

Furto de fiação tira TV Câmara do ar

Redação 1

PGR pede 80 anos de prisão para Geddel

Redação 1

Paulo Teixeira participa de encontro do PT local

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com