Tribuna Ribeirão
Cultura

CASA DE PORTINARI – Arte e cultura em Brodowski

Abril já começa com várias ações no Museu Casa de Porti­nari, em Brodowski, instituição da Secretaria da Cultura do Es­tado de São Paulo, gerida pela Acam Portinari. Atividades cul­turais para famílias, encontro entre o público e artistas, oficina itinerante e ações nas mídias so­ciais estão entre as atrações ofe­recidas durante o mês.

Em todos os finais de sema­na, o visitante pode participar de jogos que revelam detalhes das obras do acervo da instituição e também da família Portinari. A proposta é promover um mo­mento de integração entre os membros das famílias, o que é reconhecido e valorizado pelo equipamento cultural através do certificado “Família Legal”.

No domingo, 8 de abril, das dez às 16 horas, a esplanada do museu se transformará em um ateliê. Vários artistas da cidade e da região, de diferentes áreas, estarão produzindo e o partici­pante poderá conferir o proces­so de inspiração e execução das obras. São pintores, escultores, desenhistas, artesãos e músicos mostrando de forma harmônica como a arte pode ser diversa e atrativa. O projeto chama “Do­mingo com Arte”.

No dia 14, sábado, as tendas “Oficinas Andantes” vão ser montadas em frente ao Campo do Pernambuco (rua Antônio Pizzi), em Brodowski. No local, serão oferecidas a exposição “Portinari: Vida e Obra”, ofi­cinas de pintura, brincadeiras infantis, músicas, dobraduras inspiradas em brinquedos e personagens de obras, con­tação de histórias com a dra­matização de contos e poemas de autoria do artista. Também serão realizadas oficinas de técnicas de expressão e cria­ção artística, usando materiais convencionais ou recicláveis.

De 23 a 29 de abril, acontece na internet a quinta edição da ”#MuseumWeek” no Twitter, em que instituições do mundo todo revelam detalhes de suas unidades, acervo e memória. São sete dias, temas e hashtags, com o intuito de despertar o interesse do público e interagir com outros espaços culturais que desenvolvem aspectos re­lacionados. Neste ano, serão abordadas questões referentes à convivência, cidadania e tole­rância. O perfil do Museu para acompanhar todas as postagens é @casadeportinari.

O museu completou 48 anos de fundação em 14 de março. Fica na praça Candido Porti­nari nº 298, em Brodowski. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das nove às 18 horas. A entrada é franca, porém os interessados podem contribuir por meio do ingres­so voluntário. Informações pelo (16) 3664-4284.

Portinari – Filho de imi­grantes italianos nascido em Brodowski, em 30 de dezem­bro de 1903, Candido Portina­ri manifestou sua vocação ar­tística desde criança. Ao longo de sua carreira, pintou mais de cinco mil obras, entre elas os painéis “Guerra e Paz”, ofere­cidos pelo governo brasileiro à sede da Organização das Na­ções Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos. Morreu em 6 de fevereiro de 1962, aos 58 anos, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava.

O museu – Antiga residên­cia de Candido Portinari, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari representa a forte liga­ção do artista com sua terra na­tal, origens e laços familiares. É o local onde ele realizou suas ex­periências com pinturas mu­rais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. Devido às várias obras em pintura mural nas paredes da casa e em uma capela nos jardins da residên­cia, a preservação do conjunto tornou-se imprescindível.

O primeiro passo ocorreu em 9 de dezembro de 1968, quando a casa foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Históri­co e Artístico Nacional (Iphan). No ano seguinte, o imóvel foi desapropriado e adquirido pelo governo de São Paulo e, em 22 de janeiro de 1970, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Pa­trimônio Histórico, Arqueológi­co, Artístico e Turístico do Esta­do de São Paulo (Condephaat).

Com esforços da família do artista, do município e do Es­tado, o museu foi instalado e inaugurado em 14 de março de 1970. O complexo é constituído por uma casa principal, e anexos construídos em sucessivas am­pliações. A simplicidade típica do interior é a maior caracterís­tica do museu.

O acervo artístico do Museu Casa de Portinari constitui-se, principalmente, de trabalhos re­alizados pelo artista em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera, nas paredes da casa. A temática é predominantemente sacra, exceto as primeiras expe­riências do artista neste gênero. O acervo também contempla uma coleção de desenhos, lin­guagem expressiva e significa­tiva na produção de Candido Portinari, presente em todos os momentos de sua carreira.

O museu ainda abriga obje­tos de uso pessoal, mobiliário e utensílios da família, sendo que alguns cômodos permanecem com suas funções originais e ou­tros foram adaptados para salas de exposições.

Postagens relacionadas

Começa hoje a 20ª Mostra do Filme Livre

Redação 2

Evento reúne grandes nomes do samba, pagode e trap em Barretos no feriado

William Teodoro

Cinema

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com