Tribuna Ribeirão
Política

Emenda impõe regras para suplentes em RP

Uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) prevê mudanças nas regras para convoca­ção de suplentes de vereadores em Ribeirão Preto. Atualmente, se um parlamentar pede licença, indepen­dentemente do prazo, o substituto pode ser imediatamente convocado e passa a receber o subsídio mensal de aproximadamente R$ 13,8 mil.

Se a emenda for aprovada, nos casos de licença para tratamento de saúde ou para resolver problemas pes­soais, o suplente só poderá ser convo­cado se o afastamento for superior a 15 dias. Na justificativa, o autor da propos­ta, Marinho Sampaio (MDB), destaca que tal medida implicará em econo­mia para os cofres públicos.

A emenda foi publicada na edição do Diário Oficial do Municí­pio (DOM) desta terça-feira, 27 de março, e seguirá o trâmite normal antes de ser votada em plenário. A proposta tem o apoio de Isaac Antu­nes (PR), Paulinho Pereira (PPS), Jean Corauci (PDT), Igor Oliveira (MDB), Lincoln Fernandes (PDT), Maurício Vila Abranches (PTB), Fabiano Guimarães (DEM) e Paulo Modas (PROS).

“A emenda visa promover eco­nomia de recursos públicos ao evitar que suplentes sejam chamados em menos de 15 dias de afastamento do vereador por motivos de saúde ou pessoais o que, atualmente, gera pagamento duplicado de subsídios pela Câmara. Em períodos maiores, a partir do 16º dia, o pagamento da licença fica sob responsabilidade do Instituto nacional do Seguro Social (INSS)”, acrescenta Marinho Sampaio.

Ribeirão Preto tem 27 vereado­res na atual legislatura (2017-2020) – eram 22 na passada, mas o Tri­bunal Superior Eleitoral (TSE), com base no eleitorado da cidade, elevou o número de cadeiras. Neste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) de­cidiu que a cidade pode voltar a ter 22 parlamentares, mas essa redu­ção vai depender exatamente dos próprios políticos – eles têm até outubro do ano que vem para apro­var nova emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) e garantir as atuais 27 cadeiras.

Postagens relacionadas

Avaliação ruim ou péssima cai de 77% pra 74%

Redação 1

Câmara vota hoje projeto que tornam punições a servidores mais rigorosas

Redação 1

Palocci na mira do PT local

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com