Batatais já foi conhecida por apresentar um dos melhores desfiles de escolas de samba do interior. Um sambódromo foi construído oferecendo estrutura aos turistas, moradores e agremiações. Neste ano, o desfile ocorreu, mas não com o mesmo brilho do passado – para não concorrer com outros eventos carnavalescos, aconteceu uma semana antes da Folia de Momo.
A cidade agora busca outro reconhecimento, o de apresentar uma das melhores encenações da Paixão de Cristo. Curiosamente, esta encenação acontecerá no palco do reinado de Momo. A reconstituição do calvário deve atrair, segundo os organizadores, mais de cinco mil pessoas. Será na Sexta-Feira Santa, dia 30 de março, às 19 horas, no Sambódromo Carlos Henrique Cândido Alves.
Será a 15ª edição da celebração que integra o calendário turístico da cidade. “Já tivemos anos que mais de sete mil pessoas estiveram no sambódromo para ver a Paixão de Cristo. Hoje a gente percebe que muitos visitantes de outras cidades vem para Batatais para assistir”, diz Bruno Lopes, um dos organizadores.
Encenação – Serão cerca de 250 pessoas envolvidas entre atores, figurantes, equipe central, mas a encenação é apresentada pelo Grupo Ministério Teatral Santa Joana D´Arc. Com realização da Paróquia Santa Rita de Cassia, do padre Nelci Souza, segundo os organizadores, o objetivo é envolver a comunidade da paróquia e voluntários de todo o município para valorizar, resgatar e manter a cultura, além de integrar a comunidade, dentro das tradições cristãs e promover a manifestação da cultura popular.
Serão dois dias de encenações. Na sexta-feira no sambódromo municipal, com toda encenação da paixão de Cristo, seus últimos momentos, e após algumas cenas, o grupo segue uma procissão luminosa até a praça Dom Bosco onde ocorre a crucificação e em seguida o sepultamento de Jesus. No domingo de Páscoa, às 5 da madrugada tem a encenação da ressurreição na praça Dom Bosco onde foi o sepultamento e logo em seguida a missa de Páscoa campal.
“O importante é dizer que não é cobrado nada pela entrada no sambódromo, mas estamos fazendo uma campanha para doação de um quilo de alimento que será destinado a Comunidade Missionária Divina Misericórdia, aqui da paróquia. Quem puder colaborar, ajudará muito”, finaliza Bruno.
Eventos marcam a Semana Santa em Batatais
Além dos dois dias de encenação da Paixão de Cristo, Batatais preparou uma série de eventos religiosos para comemorar a Semana Santa, confira:
Domingo de Ramos – 25 de março
07h – Concentração na Igreja Auxiliadora e em seguida procissão dos Ramos pelas ruas e missa campal no Bosque Municipal, com benção dos ramos, coleta da campanha da fraternidade.
18h30 – Procissão do Encontro Luminosa (terá velas no local para vender com os ministros extraordinários da sagrada comunhão eucarística): homens, jovens e adolescente masculinos do crisma primeira e segunda etapa – saída da Igreja Auxiliadora com a imagem do Senhor dos Passos.
Mulheres, jovens e adolescentes femininos do crisma primeira e segunda etapa e crianças da catequese da primeira eucaristia – saída da Igreja de São Cristóvão com a imagem de Nossa Senhora das Dores. O destino final será na matriz de Santa Rita, com a missa do encontro a partir do ofertório.
Segunda-feira Santa – 26 de março
04h – Última missa penitencial na matriz de Santa Rita, com sorteio de prêmios espirituais.
19h30 – Via Sacra luminosa pelas ruas, com saída da igreja de São Cristóvão em direção a matriz de Santa Rita com missa a partir do ofertório
Terça-feira Santa – 27 de março
20h – Missa do perdão na matriz de Santa Rita
Quinta-feira Santa – 29 de março
20h – Missa do Lava-pés na matriz de Santa Rita, transladação de Jesus e grande vigília ao santíssimo até às 12h de Sexta-feira da _aixão.
Sexta-feira santa – 30 de março
15h – Celebração de adoração da cruz na matriz de Santa Rita. Início com terço da Divina Misericórdia
19h – Grande concentração no sambódromo da cidade com a encenação da Paixão e morte de Jesus Cristo
Sábado Santo – 31 de março
20h – Missa da benção do fogo novo, com benção de velas e água na matriz de Santa Rita.
Domingo de Páscoa – 01 de abril
05h – Encenação especial da ressurreição do Senhor na praçaDom Bosco – Igreja Auxiliadora com grande queima de fogos.
05h15 – Procissão do Ressuscitado e missa campal na praça da igreja Auxiliadora.
19h30 – Missa de Páscoa na matriz de Santa Rita de Cássia.