A 9ª edição da Meia Maratona, na cidade de Ribeirão Preto, acontecerá no próximo dia 25, e a largada será às 6h, no estacionamento do RibeirãoShopping. Além do percurso de 21 km, acontecerão corridas de 10 km e 5 km. A entrega dos kits será realizada no sábado (24), véspera da prova, na loja da Decatlhon, das 10h às 20h.
Neste ano, o percurso sofreu alterações. Os atletas que farão a prova dos 21 km sairão do RibeirãoShopping com destino à avenida Presidente Vargas, depois seguirão pela avenida José Adolfo Bianco Molina, retornarão pela Presidente Vargas, subirão a avenida Carlos Consoni com destino à avenida João Fiúsa e ao bairro Jardim Olhos d’Água, retornarão à João Fiúsa para pegar a via Mastro Tom Jobim e a João Fiúsa novamente até chagarem à Presidente Vargas, onde a corrida terminará no RibeirãoShopping.
A antecipação da largada às 6h foi um pedido dos próprios atletas, em função do clima quente nesta época do ano. Para participar das provas de 10 km e 21 km, é preciso ter, no mínimo, 18 anos; já para a prova de 5 km, a idade mínima é 14 anos, sendo necessária a autorização do pais ou responsáveis.
A Meia Maratona, que ano passado teve corredores de 82 cidades, de seis estados brasileiros, integra o calendário de eventos em comemoração aos 115 anos da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) e tem também o apoio da Prefeitura Municipal e do Ribeirão Convention Bureau.
A prova faz parte dos calendários municipal e estadual de eventos esportivos e faz uma homenagem ao Dia dos Bombeiros.
Para a edição deste ano, o RibeirãoShopping é patrocinador Master; e Sicoob/Cooperac, Ambient e Rodonaves, patrocinadores Premium.
História de campeões
Ao longo dos anos, a Meia de Ribeirão, como é conhecida, vem contabilizando um número cada vez maior de participantes. No ano passado foram cerca de 2.850 participantes. A prova também vem colecionando campeões: Maria Zeferina, vencedora da São Silvestre de 2001, venceu duas “Meias”. Lucas Ferreira, de Guariba, e Samur Ignácio, de Ribeirão Preto, já subiram três vezes cada um no ponto mais alto do pódio.