A 7ª edição do Califórnia Volks Brothers acontece neste domingo, 4 de fevereiro, no Parque Permanente de Exposições (Feapam) de Ribeirão Preto, a partir das sete horas – deve terminar por volta das quatro da tarde. O encontro faz parte do calendário oficial de eventos da prefeitura de Ribeirão Preto e neste ano contará com a presença de Wilson Fittipaldi Júnior, que estará na cidade para divulgar a Fórmula Vee. Haverá arrecadação de alimentos para entidades assistenciais.
O 7º encontro de carros da marca Volskwagen reunirá cerca de 1.500 veículos entre Fuscas, Kombis, Variantes e Karmanguias de colecionadores não só de Ribeirão Preto, mas do país inteiro. De acordo com Edmilson Rodrigues, secretário municipal de Turismo, um carro da marca FVee, criada há 50 anos e usado nas corridas da categoria, ficará exposto ao público. “É importante também ressaltar que os organizadores irão reverter a arrecadação, de dois quilos de alimentos, às entidades credenciadas na prefeitura de Ribeirão Preto”, informa.
O evento ainda terá a participação de Wilson Fittipaldi Júnior, criador da Fórmula Vee no Brasil em 1967. Wilsinho, como é conhecido no meio automobilístico, atenderá aos fãs do esporte e falará sobre a história da FVee no Brasil e os projetos em desenvolvimento de dois novos modelos que serão lançados ainda este ano. O Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto fica na avenida Orestes Lopes de Camargo s/nº, no Jardim Jóquei Clube, na Zona Norte.
Ele já esteve em Ribeirão Preto no final de setembro, quando trouxe para a cidade uma exposição da categoria, uma das mais tradicionais do automobilismo nacional. Um simulador foi montado no mesmo chassi do monoposto de corrida.
“Será uma grande oportunidade de conversar com os amantes do automobilismo sobre a nova Fórmula Vee e outras categorias, como a Fórmula 1 e a F-Indy”, diz Wilsinho, 73 anos, que foi piloto e chefe da única equipe brasileira na F-1, a Copersucar-Fittipaldi. Wilsinho, ao lado do irmão Emerson, foi o criador da FVee no Brasil, em 1967. A categoria mais acessível do automobilismo nacional completou 50 anos no país.
“Até hoje, a FVee mantém suas principais caraterísticas, que é o baixo custo e o trabalho para a revelação e formação de jovens pilotos”, afirma Wilsinho. “E o mais importante, sem gastar muito e com oportunidades a pilotos de todas as idades.”
Além de Wilsinho e Emerson, outros dois grandes pilotos brasileiros iniciaram a carreira na Fórmula Vee e chegaram à F1: Nelson Piquet, tricampeão mundial, e José Carlos Pace, o primeiro brasileiro a vencer em Interlagos. “Ou seja, dos três brasileiros campeões na F-1, dois deles começaram na FVee (Emerson e Piquet), o que mostra a importância da categoria e a necessidade de incentivarmos trabalhos para a formação de novos pilotos”, afirma Wilsinho.
Califórnia Volks – Em 6 de março, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) sancionou lei de Marinho Sampaio (PMDB) que incluiu o Califórnia Volks no calendário oficial de eventos do município. A decisão do tucano foi anunciada num sábado (4). O encontro reuniu vários colecionadores e modelos raros no Morro do São Bento. A lei foi assinada sobre o capô de um dos Fuscas que estava no local.