No dia 21 de março, o saudoso ícone nacional Ayrton Senna completaria 61 anos de vida. E durante sua trajetória, um dos momentos mais marcantes do piloto foi em 1985, quando trocou a Toleman pelo Lotus e marcou sua primeira vitória na Fórmula 1 no GP de Portugal. Ayrton permaneceu na equipe até o final de 1987, tendo conquistado seis vitórias, 22 pódios e 16 poles.
Uma pequena lembrança desse momento da história pode sair das pistas e ir direto para a casa daqueles que mantém viva a lembrança do ídolo. Baseado no carro original e em desenhos mantidos pelo Classic Team Lotus, a Planeta DeAgostini lança o Lotus Renault 97T, fiel em todos os detalhes internos e externos, como o motor, o cockpit, o layout, os pneus e os acabamentos. Ao todo são 110 edições que estão disponíveis para assinatura no site: www.planetadeagostini.com.br, que terá parte do recurso revertido ao Instituto Ayrton Senna.
Ao todo foram 6 pódios e 7 poles em 1985. O Lotus Renault 97T foi muito importante para a trajetória de Ayrton Senna, por isso, em parceria com a Senna Brands, separamos três marcos do piloto com famoso carro, confira:
GP de Portugal 1985: O primeiro e mais inesquecível pódio de Senna com a Lotus foi justamente quando o brasileiro conquistou sua primeira vitória na F-1. Ayrton Senna não deu chances a ninguém e venceu de ponta a ponta.
GP da Áustria 1985: Ayrton Senna e a Lotus sofreram nos treinos e largaram apenas na 14ª posição. Na corrida, Senna teve uma excelente recuperação: ainda na primeira volta já era o 10º. Fez diversas ultrapassagens e terminou a corrida na segunda colocação.
GP da Bélgica 1985: Largando em segundo lugar e com a pista molhada em alguns trechos, Ayrton ultrapassou Prost. Com o traçado começando a ficar seco, o brasileiro trocou pneus e voltou atrás de Nigel Mansell e Elio de Angelis. Ayrton ultrapassou os dois rivais e dominou o restante da corrida.