Alcançando, este ano, sua respeitável 48ª edição, a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) foi realizada de 23 a 26 de outubro na bela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo-RS. Antecedendo a abertura, a reunião do Comitê Científico e dos ex-presidentes discutiu, conscienciosamente, a atual condição da crise financeira pela qual passa o Brasil, demonstrando confiança na recuperação econômica do país, bem como, apresentando os alcances atingidos e a retomada da publicação Cadernos de Psicologia, publicados, até então, de 1995 a 2000. Na ocasião, também uma auspiciosa novidade: a divulgação de uma série de e-books, redigidos e/ou organizados pelos sócios, voltados à divulgação científica de temas da área, bem como, ao incentivo à escrita científica pela comunidade acadêmica. Destes, o primeiro, voltado às contribuições do psicólogo César Ades (1943-2012) acerca do comportamento animal e dos modos de viver e de agir de várias espécies, sendo organizado pelas ex-alunas e colaboradoras do mesmo Paula Gomide e Patrícia Izar.
Na abertura, a professora Deisy das Graças de Souza, diretora-presidente da SBP, angariou aplausos com suas colocações sobre a conjuntura político-social e científica do país, ao afirmar não existir neutralidade no contexto atual, mas, sim uma Psicologia compromissada com a democracia. Ambas, em seu entendimento, com sua razão de ser na existência da própria humanidade. Na sequência, a apresentação cultural do grupo de dança Raízes de Sul América, caracterizada a moda do sul, encantou os presentes. Nos dias que se seguiram, as atividades ocorreram em três ambientes (Escola de Gestão e Negócios, Escola da Saúde e Anfiteatro Padre Werner). Dentre os cursos, destacamos a discussão sobre o uso excessivo de tecnologia pelos alunos (UFCSPA); o estudo do comportamento econômico (USP e Universidad Finis Terrae, Santiago, Chile); memória de trabalho e atenção (UFU); e a retomada dos trinta e cinco anos de “A história do comportamento”, com reflexões do professor Olavo de Faria Galvão (UFPA) sobre a evolução da análise experimental do comportamento no Brasil. Dentre as conferências, A psicologia do preconceito em uma época de intolerância (PUCRS); Corrupção e comportamento desonesto; e Impacto de uma pesquisa pioneira no Brasil em percepção visual e ação (USP-RP) Quatro homenagens singulares: para a profa. Clotilde Rossetti Ferreira (USP-RP); para a Dra. Thereza Pontual de Lemos Mettel; para o Dr. Arno Engelman e para Dr. Helmut Ricardo Kruger.
Em sessão especial, a Profa. Maria Angela Guimarães Feitosa (UnB) abordou as Novas Diretrizes Curriculares para os cursos de Psicologia e, dentre os simpósios, Marcelo Benvenuti (USP) pontuou os antigos desentendimentos e as novas possibilidades envolvendo processos de aprendizagem e natureza humana. Investimentos editoriais? Novos títulos foram lançados e alguns até autografados. Dentre eles, “Ciência e Pseudociência”; “Inteligência humana e suas implicações”; “Yoga é o bicho”; “Por dentro do trauma”; “Esquizofrenia”; “Psicologia Cognitiva”; “Adultez emergente no Brasil”; “Psicologia Forense no Brasil”; “Terapias Cognitivo-Comportamentais: analisando teoria e prática por meio de filmes”; e “Roteiro de Habilidades Sociais Educativas de Professores”, entre outros.
Dentre as mesas redondas, destaque para Bullying: conceito, leis e intervenção (UFSCar); Crenças e Estereótipos ((UCP e PUC-RJ); Inovações no estudo dos ambientes urbanos que envolvem contextos residenciais, escolares e educação ambiental (UnB); e Psicologia e migrações (UFSC).
Painéis? Diversos. Destaque temático para: Análise da produção científica nacional sobre Psicologia da Aviação (PUC – Rio); Efeitos da prática da dança sobre a função neuropsicológica de pacientes com a doença de Parkinson (UFPA); Aspectos cognitivos na terceira idade: atenção e impulsividade (UFU); Aspectos Psicológicos de Proprietários e Não-Proprietários de Animais de Companhia (UFRS); Estudos sobre criatividade e processo criativo nos programas brasileiros de pós-graduação em Psicologia (UFPE); Ansiedade à Matemática (Unicep); Objetivos e metas no esporte para os paratletas brasileiros (PUC-SP, UNISC, Univ. do Porto); Atos negativos no trabalho e adoecimento mental em gastrônomos (Unisinos); Essa organização é confiável?; Evidências de validade da escala de credibilidade organizacional (IESB e UnB); Desenvolvimento de conteúdos educacionais digitais para educação continuada de profissionais da saúde e assistência social (UFRGS e PUCRS); Compra por impulso 4-CI: propriedades psicométricas de uma escala refinada (PUC Rio e Univ. do Porto); Correlatos eletrofisiológicos de relações semânticas em idosos (UFSCar); Estratégias utilizadas por professores universitários em relação à dificuldade de aprendizagem no ensino superior privado (UDF); Lei 13.438/2017: Uma análise temática sobre o conteúdo de notícias online (UFCSPA); e Representações de famílias em desenhos de crianças cariocas pertencentes a famílias monoparentais (PUC-Rio).
A confraternização? Na aconchegante Churrascaria Schneider, com música germânica ao vivo. O encerramento? A entrega dos Prêmios Renier Rozestraten (Iniciação Científica), Luiz Marcelino de Oliveira (Mestrado) e Carolina Martuscelli Bori (Doutorado) e a Menção Honrosa André Jacquemin para a atividade melhor avaliada pelos participantes do evento. Um evento líder de convivência e troca de ideias, planejado com eficácia para que conhecimento, natureza, ciência e tecnologia coexistam em harmonia, contribuindo para a formação integral da pessoa humana. Nossos cumprimentos aos organizadores.