Ribeirão Preto recebe neste final de semana a tradicional Feira do Livro Espírita. A 46ª edição do evento terá início neste sábado, 5 de outubro, e vai até dia 13, na Esplanada do Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico da cidade.
Promovida pela União das Sociedades Espíritas de Ribeirão Preto (USE RP), a feira reúne palestras, apresentações culturais, exposição de trabalhos de casas espíritas, seminários, entre outros atrativos, com atividades para todas idades.
Neste ano, a Feira do Livro Espírita comemora os 160 anos do livro “O que é o espiritismo”, de Allan Kardec (1804- 1869). A extensa programação traz também foco nas obras de Humberto de Campos (1886- 1934), autor homenageado. Durante nove dias, o evento atenderá diariamente das oito horas às 21h30.
A abertura acontece neste sábado (5), às 9h30, com apresentação do Coral do Centro Espírita Batuíra e a participação de Claudio Bueno da Silva, autor do livro “O menino livre de Miritiba”, uma homenagem a Humberto de Campos.
A programação cultural terá ainda música com André Bordini e convidados, Sarau da Amizade, Domingo Feliz (programação infantil), Coral Som da Nova Era, Trio Colibri, Coral Cáritas, Coral Vibrações de Amor, Coral Meimei (Sertãozinho) e Coral Santo Agostinho.
Também terá o grupo musical Denizart Castaldelli, Cidinha Meireles e Nelinha Paterno, Coral Cesário Mota, apresentação e atividades musicais com o Grupo Gotas de Amor (Bebedouro), Coral Canto da Terra e Grupo de Teatro Espírita Pequeninos de Jesus com a peça “Joana D’Arc – Além das batalhas” e Coral do Grupo Espírita Chico Xavier.
O evento contará com a presença de todas as casas espíritas da cidade, o que visa intensificar os debates e agrupar maior número de público. Mais informações e a agenda com os palestrantes, horários e locais das palestras podem ser obtidas no site www.userp.org.br ou pelo telefone (16) 3610-1120.
Expectativas
Neste ano, os organizadores da feira mantêm seu principal objetivo de divulgar a doutrina espírita, propiciando acessibilidade às obras literárias do gênero a um número cada vez maior de pessoas.
Nos três últimos anos, a venda média foi de sete mil livros, com um público estimado de mais de dez mil visitantes. A organização do evento espera um aumento significativo na participação do público, que vem crescendo a cada ano.
Segundo o presidente da USE RP, Mário Gonçalves, estarão disponíveis para a venda cerca de 15 mil exemplares de livros e mil títulos de livros, CDs, DVDs e audiolivros, todos com até 50% de descontos.
“Os visitantes vão encontrar uma seleção de títulos que contemplam todos os gêneros da literatura espírita: obras fundamentais, romances, poesias, contos, científicos, filosóficos, infantis, entre outros. 80 obras recém lançadas estarão à disposição dos leitores que procuram por lançamentos”, destaca.
A grande novidade desta 46ª edição é que a feira será instalada em uma tenda de 200 metros quadrados na Esplanada do Theatro Pedro II, no Centro de Ribeirão Preto.
Autor homenageado
Em todas suas edições, a feira presta homenagem a um dos autores espíritas e neste ano celebra a produção do espírito Humberto de Campos, que também usou o pseudônimo de “Irmão X” em suas psicografias por intermédio de Francisco Candido Xavier. Nascido em Miritiba (Maranhão), em 1886, faleceu no Rio de Janeiro, em 1934.
Em vida, foi jornalista, crítico, contista e poeta e produziu 36 títulos literários. Entre suas obras espirituais estão “Crônicas do Além-túmulo”, “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, “Novas Mensagens”, “Boa Nova”, “Reportagens do Além-túmulo”, “Lázaro Redivivo”, “Luz Acima”, “Pontos e Contos”, “Contos e Apólogos”, “Contos Desta e Doutra Vida”, “Cartas e Crônicas” e “Estante da Vida”.
Livro do ano
“O que é o espiritismo” é o livro homenageado da 46ª Feira do Livro Espírita. A escolha pela obra, segundo os organizadores, é por conta do aniversário de 160 anos de sua publicação. O público encontrará o título à venda na feira a partir de R$ 9. Foi o segundo livro publicado por Allan Kardec, em 1859, em Paris. Ao lançar a obra, logo após a publicação de “O livro dos espíritos” (1857), Kardec tinha por objetivo apresentar, de forma sucinta, os princípios da doutrina espírita e responder às principais objeções da publicação anterior.
Exposição Fotográfica
Simultaneamente à 46ª Feira do Livro Espírita de Ribeirão Preto, acontece a exposição fotográfica Colorindo o Passado – Pioneiros do Espiritismo, no Centro Cultural Palace. A produção é de autoria de Fernando Ribeiro.