A agenda do projeto “40tena Cultural”, da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, que tem a proposta de oferecer uma agenda online de atividades diversificadas, começou na terça-feira (9) com uma conversa sobre democracia e ainda contará com discussão sobre romances na literatura, em comemoração ao Dia dos Namorados, na sexta-feira, 12 de junho, e um workshop sobre ilustração editorial no sábado (13).
Todas atividades são ao vivo pelas redes sociais da fundação. A primeira atividade da semana trouxe o professor de filosofia, cientista político, escritor, colunista e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, para uma conversa mediada pela presidente da fundação, Dulce Neves. Durante o bate-papo, assuntos como política, educação, pandemia, saúde, futuro, volta às aulas no período de pós pandemia e a necessidade do desenvolvimento do afeto fizeram parte da live.
As atividades continuam e, nesta sexta-feira (12), em homenagem ao Dia dos Namorados, os professores Thiago Carbonel e Jefferson Cassiano fazem uma análise especial sobre os relacionamentos na literatura. O encontro intitulado “Casais Literários” acontece às 17 horas, com transmissão pela plataforma Zoom. Para participar é só acessar o link que será disponibilizado no site da fundação ou Instagram (@fundacaolivrorp).
Para encerrar a programação da semana, no sábado (13), às 19 horas, acontece o workshop “Introdução básica à ilustração editorial”, com uma aula especial da artista visual e ilustradora Bianca Lana. A mediação é de Ana Luz, estudante de Letras e membro do núcleo de programação da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A atividade acontece também na plataforma de reuniões Zoom, com link disponível nas redes sociais da Fundação, antes do evento. Para participar, é necessário fazer inscrição através do site www. fundacaolivroeleiturarp.com.
A presidente da fundação, Dulce Neves, comenta que o projeto tem sido um sucesso de público e feito uma conexão de pessoas neste momento difícil para todos – que permanecem em quarentena. “Nossa 40tena Cultural tem feito com que os envolvidos tenham um espaço mais aberto ao diálogo, aos relatos e à troca de ideias”, afirma.
Ela conta que o número de participantes tem crescido e surpreendido a equipe da instituição, pois são internautas de diversas localidades. “É um público que nos traz diferentes narrativas. Neste momento, temos presenciado a força da narrativa coletiva entrelaçada às narrativas individuais, com muitas pessoas buscando se estruturar através da escrita, da leitura, do contato com as artes e a educação”, comenta.