Contação de histórias, oficina de arteterapia com produção de Mandalas e dicas de livros estão entre as atrações do final de semana do projeto 40tena Cultural da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A entidade informa que o Instagram oficial foi recuperado e está funcionando normalmente
Ribeirão Preto (SP), 9 de abril de 2020 – O Projeto 40tena Cultural, criado recentemente pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, durante o período de isolamento social, por conta da pandemia do coronavírus (Covid-9), continua oferecendo cultura, educação e entretenimento no próximo final de semana. A programação é aberta e gratuita a qualquer pessoa interessada e será mantida no Instagram da Fundação (fundacaolivrorp), após retomada do canal. A primeira atividade do final de semana prolongado pelo feriado de sexta-feira (10) é contação de histórias com o ator Diego Ulacco, que interpretará ‘Contos Mitológicos’, ao vivo, a partir das 10h.
No sábado (11), a partir das 12h, estará disponível por acesso a vídeo (no feed do Instagram) a oficina “Arteterapia e Mandala de Linha”, com a pedagoga e arteterapeuta, Elaine Tomaz. Segundo ela, a arteterapia é um campo do conhecimento que usa a arte no contexto terapêutico. “Muita gente acredita que, para fazer arteterapia, a pessoa deve ter dons artísticos ou conhecer várias modalidades da arte. Não é isso. Na verdade, a arte é usada como expressão da nossa humanidade”, orienta.
A oficina pode ser feita por crianças, jovens, adultos e idosos. Para a arteterapeuta, neste momento de quarentena e afastamentos social, uma atividade de arteterapia funciona como um experimento para grande parte da população, principalmente para pessoas que estão 24 horas atuando em conjunto, muitos deles em atuação home office (familiares, amigos e outros tipos de relacionamentos). “Todos estão convivendo com seus pares que antes, devido à correria do cotidiano, não conseguiam ter momentos juntos em tanto tempo contínuo, como agora. Esse convívio pode gerar uma série de emoções que não lidamos diariamente e isso gera um estresse, uma irritação, entre outras emoções, exigindo paciência e respeito mútuo. Por isso, a arteterapia pode auilixar na compreensão do que sentimos e estamos vivendo neste momento”, conclui Elaine Tomaz.
Para encerrar a semana (domingo, dia 12), o projeto traz duas dicas de livros com duas jornalistas: a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, e a vice-presidente, Adriana Silva.
O projeto
O 40tena Cultural tem a proposta de incentivar as pessoas a ficarem em casa em função do isolamento social decretado nas últimas semanas em combate ao coronavírus (covid-19) e conta com uma agenda semanal com atividades que vão desde lives (vídeos ao vivo em plataformas streaming) com artistas e convidados até contações de histórias para crianças, show, dicas e discussões de livros, entre outras ações. A agenda de programação do 40tena Cultural está sendo divulgada semanalmente nas redes sociais da Fundação:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp),
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Site www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Sobre a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que foi criada em 2004 inicialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Com o tempo, a Fundação ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A entidade se mantém a partir do apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos privados e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.