Neste mês de julho, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto irá debater, durante as atividades do projeto “40tena Cultural”, o tema “Educação para todos”. A programação da semana inclui conversas sobre educação como objeto de transformação, o quadro fixo ‘Defenda seu Best’, com a obra de Byung-Chul “Sociedade do Cansaço”, e contação de histórias no sábado, 17 de julho.
A programação começa nesta quarta-feira (14), às 20 horas, com o bate-papo “Educação como transformação”, com Vinícius Santana, o Vinaum (ou Vinão), que é graduando em Filosofia pela Unicamp, pesquisador a nível de IC em História da Filosofia Antiga Ocidental (Ética a Nicômaco, de Aristóteles) e um dos apresentadores do podcast “Quebrada Cult”. O debate será mediado pela graduada em Letras e professora de Língua Portuguesa, Letícia Caroni.
“Defenda Seu Best”
Já na quinta-feira (15), às 20 horas, acontece o tradicional quadro fixo “Defenda seu Best”. Para o debate deste mês, a obra escolhida foi “Sociedade do Cansaço”, de Byung-Chul Han. Para saber o motivo da obra ser tão relevante e aclamada, estarão juntos neste encontro online o professor e youtuber, Audino Vilão, que é também estudante de História e amante de Filosofia; e Matheus Arcaro, mestre em Filosofia contemporânea, professor, artista plástico, palestrante e escritor.
Publicado em 2010, o livro do sul-coreano Byung-Chul Han demonstra que a sociedade disciplinar e repressora do século XX, descrita por Michel Foucault, perdeu espaço para uma nova organização coercitiva: a violência neuronal. Segundo a obra, são as pessoas que se cobram cada vez mais para apresentar resultados, tornando-se mais vigilantes e carrascas das próprias ações.
Tudo isso em uma época, segundo o autor da obra, em que seria possível trabalhar menos e ganhar mais. O livro aborda a onda do “eu consigo” e do “yes, we can” que tem gerado um aumento significativo de doenças como depressão, transtornos de personalidade, síndromes como hiperatividade e Burnout.
No sábado (17), às 16 horas, acontece a contação de histórias “Da renovação da vida”, com Thayame Porto. A atividade foi reagendada devido a problemas técnicos. A história foi inspirada na obra de Cidinha da Silva, autora participante do projeto Combinando palavras durante a 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), que acontece em agosto deste ano.