Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

3ª Parada Preta exalta luta contra o racismo, violência de raça e LGBTfobia

O evento, que acontece domingo, dia 3, a partir das 15 horas, no cruzamento das Avenidas Luzitana com a Monteiro Lobato, no Parque Ribeirão, irá reunir dezenas de artistas consagrados da cena negra LGBT (Divulgação)

A ONG Arco-Íris de Ribeirão Preto, presidida por Fábio de Jesus, realiza no próximo domingo, dia 3, a partir das 15 horas, a 3ª Parada Preta 2024. O evento, que acontece no cruzamento das Avenidas Luzitana com a Monteiro Lobato, no Parque Ribeirão, irá reunir dezenas de artistas consagrados da cena negra LGBT, incluindo ainda várias ações de cultura.

Nesta edição, por exemplo, a parada priorizou dois enfoques: “Para Lutar contra o Racismo e Combater a Violência de Raça e a LGBTfobia” e ” Nosso Orgulho à Flor da Pele”. Conta com o apoio dos parceiros, como a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, Agência 6P, ONG Vitória Régia, Bar do Chorinho e a Clínica Astra, fisioterapia e bem estar.

A Parada Preta promove uma série de eventos de cultura, formação, articulação e celebração, baseados na importância do fortalecimento das comunidades negras LGBTQIAPN+, refletindo cuidados, saúde, bem-estar, cidadania e direitos humanos.

A programação, que terá como apresentadora a drag queen, Naira Poison e Selma e Tânia, como madrinhas da atração desta edição. São vinte apresentações artísticas, incluindo o show da Roda de Samba Batuque de Rua. “Vamos celebrar o orgulho da comunidade preta LGBTQIAPN+ e abordar demandas da comunidade negra, oferecendo educação sobre HIV/AIDS, além de informações sobre sexualidade, gênero, saúde, violência e moradia. A Parada Preta surge da urgência de continuar a luta por direitos para pessoas pretas e LGBTQIAPN+, promovendo espaços de reflexão por meio da arte.

Durante o Mês do Orgulho, ela amplia discussões sobre cidadania e direitos humanos, focando na saúde, bem-estar e celebração da diversidade com rodas de conversa, oficinas e festas”, explica Fábio do Jesus da Silva. “Vale dizer que a formação da Parada Preta é um destaque importantíssimo na agenda, pois proporciona um espaço vital para o encontro coletivo e o fomento de ideias diversificadas na comunidade negra LGBTQIAPN+ que é de fato plural.

Essa iniciativa amplia nosso entendimento sobre aprendizado coletivo e fortalece nossa capacidade de criar estratégias não apenas para o presente, mas também para o futuro. Nesse contexto, é fundamental reconhecer que a luta não é apenas de uma organização ou coletivo, mas sim de todos nós, evidenciando a potencialidade de nos unirmos em favor do avanço e da prosperidade comum”, emenda o presidente da ONG Arco- Íris da cidade.

 

Confira a programação: 3ª Edição da Parada Preta 2024

Dia: Domingo | 03/11/2024 Das 15h até às 19h

Local: Cruzamento da Avenida Luzitana com a Monteiro Lobato, no bairro Parque Ribeirão

 

 

 

Postagens relacionadas

Defesa pede liberdade de agrônoma que brigou em posto de combustíveis

William Teodoro

Coisas do café

Redação 1

Peça traz Amaury Lorenzo para RP 

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com