Entre 1° e 29 de novembro, a Casa da Memória Italiana recebe a terceira edição do projeto Exposição de Arte Contemporânea. Com os temas de imigração e memórias, a mostra traz as artistas Helen Faganello e Jussara Marangoni, sob coordenação da artista Weimar e da curadora Yolanda Cipriano.
Retratos de famílias numerosas e trabalhando em ofícios diversos integram a instalação de Helen Faganello. Dentro do contexto do ato de imigrar, em busca da “nova vida”, a artista ainda apresenta pinturas e esculturas com cenas de vidas e mãos feitas de gesso de mulheres, homens e crianças, algumas delas seguram punhados de terra.
Já a obra “Espaços solitários” de Jussara Marangoni, remonta algumas reservas de memória não expostas, como se revelasse o instante em que as pessoas foram levadas a abandonar a casa em que viveram. Os objetos receberão um tecido branco translúcido, que os deixará velados e acolhidos.
“A ideia da Casa da Memória é, neste sentido, muito especial para a artista, tendo em vista que sua obra assinala alguns itens deixados ao léu, nos quais sementes teriam germinado ao longo de anos, gerando vidas e narrativas inusitadas ao próprio ambiente do museu”, diz Jussara.
Já a artista Weimar indicou imediatamente as artistas quando assumiu a coordenação da mostra: “Jussara e Helen sabem fazer intervenções artísticas no espaço arquitetônico, desenvolvem projetos de grande porte e tenho certeza que farão uma excelente ocupação no belo espaço”.
Para a curadora Yolanda foi uma decisão importante convidar duas mulheres artistas nascidas e residentes no interior paulista – Helen nasceu em Araçatuba, cidade onde reside Jussara – no sentido de fortalecer dois pontos: a representatividade feminina na área e a visibilidade da produção de arte contemporânea vinda de cidades do interior do Brasil.
A entrada na 3ª Exposição de Arte Contemporânea é gratuita e aberta ao público. As visitações acontecem às quintas e sextas-feiras, às 15h e às 16h, e aos sábados, às 10h.