A “Caminhada do Calvário”, evento religioso da cidade de Ribeirão Preto, chega à sua 37ª edição. Será nesta Sexta-Feira da Paixão, 19 de abril. A encenação do périplo de Jesus Cristo rumo à crucificação terá início às 19 horas, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada na rua Mathias Gonçalves nº 400, no Jardim Presidente Dutra, Zona Norte. O evento é uma parceria da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) com a Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Nos três anos anteriores, o evento aconteceu na praça São Mateus, no Quintino Facci I, na mesma região, em uma parceria com a Paróquia São Mateus Apostolo. A encenação do calvário retrata as últimas horas de Jesus Cristo antes da sua crucificação. Serão 70 atores nesta edição – o grupo é formado por membros da comunidade paroquial e também por aqueles que acompanham o evento há anos.
Para alinhamento dos últimos detalhes concernentes à realização da celebração, a Secretaria Municipal da Cultura já promoveu, em seu auditório, reunião com representantes da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), Polícia Militar e Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU), além de contar com representante da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Os preparativos para a celebração começaram há meses pelas secretarias e autarquias da prefeitura – montagem das estruturas, segurança etc. – e também pela comunidade da paróquia, como as costureiras voluntárias que, há décadas, acompanham esta celebração doando seu tempo, trabalho e amor na confecção dos figurinos para a encenação da “Caminhada do Calvário”.
“A Paróquia Sagrado Coração de Jesus nos abriu as portas, através da figura do padre José Renato. A comunidade foi agregada àqueles que há anos nos acompanham na realização deste evento, para que a experiência deles pudesse ser passada para novos grupos e, assim, a tradição da ‘Caminhada do Calvário’ se perpetue”, explica a responsável pela direção e produção do espetáculo, Carminha Rezende.
O objetivo é o de manter vivo o evento na cidade e envolver a comunidade, ampliando o acesso cultural de uma tradição milenar que relembra o sentido da Páscoa. Além da Transerp e da CLU, estão envolvidos no projeto a Polícia Militar (PM), Departamento de Fiscalização Geral da Secretaria Municipal da Fazenda e Guarda Civil Municipal (GCM). “A Caminhada do Calvário começou modestamente e, ao longo dos anos, tomou uma proporção tão grande que agregou milhares de pessoas como atores, figurinistas, voluntários, turistas, devotos e trabalho social”, explica Carminha Rezende.
Via-crúcis
Do latim “via-crúcis”, o caminho da cruz é o trajeto seguido por Jesus Cristo até o calvário. Na “Via Sacra”, os fiéis percorrem a caminhada do filho de Deus desde o Pretório de Pilatos até o Monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da quaresma, teve origem na época das Cruzadas, no século XI, quando os católicos percorriam na Terra Santa os lugares sagrados e decidiram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.
A “Caminhada do Calvário” é um evento que une a fé cristã a muita cultura, e é realizada na Semana Santa. Uma festa popular que reúne “seguidores” há 37 anos na cidade para encenação pública da Paixão de Cristo. Cada etapa da encenação, além de representar a via-crúcis, ressalta problemas atuais, como a miséria, fome, guerra, desigualdades, violência, ódio, terrorismo e injustiças, porém visando à fraternidade.