Depois de quatro anos de apresentações, o Circuito Artístico e Cultural da Instituição Aparecido Savegnago recebe, nesta sexta-feira, 15 de dezembro, o último espetáculo musical da temporada. A apresentação gratuita será do Quarteto Paineiras, às 19 horas, no Auditório Isaura Bolsoni Savegnago, sede da entidade, à rua José Bonini nº 536, Centro, em Sertãozinho.
O evento é gratuito e é recomendado chegar com 15 minutos de antecedência para garantir seu lugar. De acordo com o curador do circuito, Lucas Galon, o projeto começou em 2019 e, ao longo desse período, inclusive durante a pandemia, promoveu uma série de concertos gratuitos para a comunidade sertanezina com artistas reconhecidos nacional e internacionalmente.
“A função do projeto foi trazer para Sertãozinho a oportunidade de ver grandes músicos dentro da Instituição Aparecido Savegnago e divulgar o trabalho que ela realiza. E, durante a pandemia, pudemos com as lives levar esse projeto para um número ainda maior de pessoas”, explica.
Para a última noite de espetáculo desta temporada, Galon convidou o Quarteto Paineiras, formado por alunos do Departamento de Música da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. A escolha, segundo ele, se deve ao histórico dos músicos João Paulo Bazane, Bruna Bazane, João Coelho e Clara Salgarella.
“São universitários da Faculdade de Música de Ribeirão Preto que já participaram de projetos sociais, o que os torna uma inspiração para os nossos alunos”, revela Galon. O recital contará com músicas como “Jingle Bell Rock”, “Santa Claus is Coming to Town” e “We Wish You a Merry Christmas”, além das canções nacionais “Ainda é Cedo” e “Eu Sonhei que Tu Estavas Tão Linda”
“Tínhamos uma missão de criar uma cultura de arte em Sertãozinho e acredito que fomos felizes nesse objetivo. Levamos para a cidade quarteto de cordas, mini orquestra, grupos de câmaras, grupos de choro, samba, música com harpa céltica e canção popular. Acho que cumprimos com a função”, conclui o curador do Circuito Artístico e Cultural.
A Instituição Aparecido Savegnago (IAS) possui uma história de dedicação às crianças e adolescentes da cidade de Sertãozinho e do distrito de Cruz das Posses. O objetivo é fazer o bem para a comunidade por meio da cultura, arte, educação e cidadania.
Desde o início do projeto, mais de três mil alunos já passaram pela instituição por meio dos cursos de violino, violoncelo, viola, contrabaixo, clarinete, flauta, saxofone, trompa, trombone, trompete, violão, percussão, bateria, canto coral, teatro, balé, ética e cidadania e artes plásticas, além de saúde da criança, que é realizado por uma psicóloga.