Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto recebe espetáculo “Antropotomia” no dia 24 de agosto
Desenvolvido primeiramente para o ambiente online durante a pandemia, o espetáculo “Antropotomia” será apresentado no Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, nesta quinta-feira, 24 de agosto, no Teatro Santa Rosa, com entrada gratuita.
Estrelado por Eme Barbassa e Davi Tostes, dupla de artistas de Ribeirão e fundadores da Trupe Acima do Bem e do Mal, a obra aborda questões de identidade, gênero e sexualidade a partir de um futuro distópico onde uma mulher trans (Barbassa) é capturada e aprisionada sob a acusação de estar disseminando um novo vírus, que comprometeria a saúde pública.
Sua rotina diária inclui exames e lives transmitidas por uma plataforma de entretenimento (Katia Calsavara), além da visita de um enigmático cuidador (Tostes).
“Nos interessa pensar o papel dos corpos dissidentes nas redes sociais, local onde somos constantemente apresentados a imagens manipuláveis e impressionantes o tempo todo. Isso acaba por interferir em nossas percepções acerca de nós mesmos, dos nossos desejos e afetos”, fala Eme Barbassa. “Com o avanço tecnológico, fomos ganhando vantagens e maior liberdade social e pessoal. Por outro lado, ficamos cada vez mais expostos e vulneráveis ao poder e ao controle dessas relações interativas”, afirma Davi Tostes.
“Antropotomia”, termo que significa dissecação do corpo humano, nasceu a partir de uma série de ataques virtuais que a diretora e atriz Eme Barbassa sofreu ao falar em entrevista ao jornal O Globo, em março de 2020, por ocasião da estreia de “Phantasmagoria”, espetáculo que estreou à época. Trans, gorda e feminista, ela abordou o lugar dos corpos marginalizados nas representações audiovisuais, teatrais e midiáticas em geral.
Antropotomia
Quando: dia 24/08, às 20 h
Duração: 55 minutos
Onde: Teatro Santarosa (Praça Rotary Club, 325).
Quanto: grátis (retirar ingressos uma hora antes do espetáculo na bilheteria)