Tribuna Ribeirão
Cultura

‘20 Horas de Literatura’, 20 anos da FIL

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove, em parceria com o Sesc SP e a Prefeitura de Ribeirão Preto, a ação “20 Horas de Literatura” para co­memorar os 20 anos da Fei­ra Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), entre 14 e 18 de setembro. Com a par­ticipação de autores e educa­dores do cenário brasileiro, a comemoração tomará es­paço em uma plataforma di­gital recém-lançada. O canal transmitirá as atividades ao vivo direto do Theatro Pedro II – o palco mais tradicional para os debates da Feira ao longo de sua história e em alguns casos terá interação com videoconferência com os palestrantes. Na ocasião, também será lançado um e-book “20 palavras. Leituras sobre o Agora”, contendo os textos dos convidados.

Com formato 100% digital para as 20 horas de literatura, o objetivo principal é promover debates sobre literatura, edu­cação e cultura. Para Adriana Silva, presidente interina da Fundação e curadora da FIL, o evento trará questões atuais e que refletiram nas decisões tomadas nos últimos 20 anos. “O debate é autêntico e esse tema escolhido pela Funda­ção deu a ele vivacidade, es­tando em sintonia com o que está acontecendo no mundo hoje”, afirma.

A ação literária traz uma proposta criativa: a Fundação escolheu 20 palavras que de­finiram os últimos 20 anos no mundo (tais como globaliza­ção, identidade, intolerância, democracia e cidadania) e 20 autores para discutirem sobre cada uma delas. A programa­ção já está toda delineada para cinco dias de evento com car­ga horária de quatro horas por dia, sempre das 18 às 22 horas.

Mauro Cesar Jensen, geren­te regional do Sesc Ribeirão, diz que comemorar os 20 anos da FIL representa o reconhe­cimento da Feira, que se torna internacional, como um dos eventos de grande relevância cultural e social para a cidade e avalia que, os eventos literá­rios são de extrema importân­cia, pois, promovem conhe­cimento, lazer e socialização, podendo inclusive estimular o desenvolvimento do turis­mo no munícipio e sua região.

Para Jensen, neste mo­mento em que a grande parte dos eventos, incluindo cul­turais, literários, educativos, são apresentados através das plataformas digitais, o debate promovido pelas 20 horas de literatura se faz necessário.

Os interessados em parti­cipar podem se inscrever pela nova plataforma da Funda­ção do Livro e Leitura: www. fundacaodolivroeleiturarp. com e após a finalização do evento terão direito a certifi­cados online para impressão pessoal. O conteúdo também estará disponível em outras plataformas: (YouTube) e re­des sociais da Fundação.

Programação
– Primeiro dia
No dia 14 de setembro, pri­meiro dia do evento, os temas discutidos são voltados para questões políticas. O docente de Relações Internacionais na Universidade Federal de Sergi­pe, Cairo Junqueira, discutirá o tema “Globalização”. Já o professor titular da FEA­-USP de Ribeirão Preto, João Luiz Passador, falará sobre “Governança”. A historiadora e ex-diretora do Patrimônio Cultural, Lilia- Rosa, discu­tirá “Identidade”. O repórter, ativista local em transparência e controle social e coordena­dor no Instituto Ribeirão 2030, Cristiano Pavini, abordará “Corrupção”.
– Segundo dia
No segundo dia, o escritor pre­miado Marcelino Freire, que foi autor do projeto Combinando Palavras da 19ª FIL em 2019, e conta com dois Prêmios Jabutis e um Prêmio Machado de Assis, abordará o termo “Protagonismo”. O escritor e professor da etnia indígena Munduruku, Daniel Munduruku, apresentará o tema “Susten­tabilidade”. Juliana De Paula Bigatão, professora da Unifesp, falará sobre “Terrorismo”. A última convidada do dia, Mafoane Odara, é psicóloga, gerente do Instituto Avo- e lidera iniciativas de enfren­tamento às violências contra mulheres – e trará sua análise sobre “Empatia”.
– Terceiro dia
O dia 16 de setembro trará te­mas relacionados à tolerância e acolhimento das diferenças. Diego Souza Merigueti é advo­gado e participa com o tema “Refugiados”. Patricia Teixeira Santos, historiadora e autora de dois livros, conversa sobre “Intolerância”. Renato Jani­ne Ribeiro já foi ministro da Educação do Brasil em 2015, é filósofo, escritor e cientis­ta político e debate o tema “Democracia”. A historiadora e autora de livros Sandra Molina discute “Cidadania”.
– Quarto dia
No quarto dia, os temas unem o respeito às individualidades. Amara Moira, que esteve na 19ª edição da Feira do Livro e também mais recentemente marcou presença na 40tena Cultural, falará sobre “Empo­deramento”. Ela já participou de um “Ted Talks”, é escrito­ra, professora de literatura, transexual e feminista. Já a psicóloga Marlene Trivellato Ferreira participa com o tema “Resiliência” e o educador brasileiro César Nunes apresen­ta a palavra “Humanização”. A educomunicadora Adriana Silva, presidente interina da Fundação do Livro e Leitura e ex-secretária da Cultura de Ribeirão Preto, vai falar sobre “Disruptura”.
– Quinto dia
No último dia, a programação se dirige a temas da atualida­de. Guilherme Nali é jornalista, historiador e mestrando em políticas públicas e conta sobre o novo termo “Googlar”. O presidente interino e diretor artístico da Academia Livre de Música e Artes (Alma), Lucas Galon, conversa sobre as temi­das “Fake News”. O diretor da revista Revide, Murilo Pinheiro, fala sobre “Selfie”. Para finali­zar as “20 Horas de Literatura”, o ex-secretário municipal de Cultura de Ribeirão Preto (e um dos fundadores da Feira do Livro), Galeno Amorim, discute o tema “Agenda”.
Além de todos os palestrantes confirmados, a Fundação do Livro também convidou o grupo Alma (Academia Livre de Música e Artes), sob a direção de José Maurício Cagno, para produzir 21 vídeos de 2 a 7 minutos. São produções artísticas que envolvem performances da música, cinema e teatro e ajudam a dar sentido às 20 palavras que movimentaram as últimas duas décadas.

E-book para eternizar
Durante o evento, também será lançado um e-book de nome “20 palavras. Leituras sobre o Agora”, produzido para eternizar as celebrações dos 20 anos da Feira Internacional do Livro (FIL). A obra conta com a colaboração do Sesc SP – instituição parceira da Fundação na realização da FIL, e prefácio de Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc em São Paulo. Reúne textos dos autores convidados com o intuito de reforçar o diálogo e pensamentos sobre as palavras que norteiam o evento. O exemplar online ficará disponível na nova platafor­ma da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto de forma gratuita. A programação completa pode ser acessada pela nova plataforma: www.fundacaodolivroeleiturarp.com.

Produções artísticas
também convidou o grupo Alma (Academia Livre de Música e Artes), sob a direção de José Maurício Cagno, para produzir 21 vídeos de 2 a 7 minutos. São produções artísticas que envolvem performances da música, cinema e teatro e ajudam a dar sentido às 20 palavras que movimentaram as últimas duas décadas.

Feira foi remarcada para 2021
A Feira Internacional do Livro se tornou um evento tradicional no interior de São Paulo. Nas suas 19 edições acumuladas, abrigou 5,9 milhões de pessoas, teve mais de 300 atividades oferecidas a cada ano e recebeu 3 mil escritores e 15 mil estudantes. Em 2020, ela completaria os seus 20 anos em sua primeira edição internacional, mas tais projeções tiveram de ser remodeladas em função da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“Chegamos a pensar em realizar a Feira em um modelo virtual, mas depois desistimos: A FIL é contato, é troca de experiência. A feira é o menino pegar o livro na mão, é o menino ver o teatro. É o leitor conversar, dialogar e trocar uma ideia com o autor”, reflete a curadora do evento, Adriana Silva. Ela conta que, apesar de a troca literária ser sempre muito válida e intensa, a experiência não seria a mesma se o evento fosse feito por plataformas digitais. Por isso, a 20ª edição da FIL foi adiada para 2021.

Postagens relacionadas

Praça de RP terá sessão de cinema

Redação 1

Retrospectiva de Maria Martins no Masp reúne principais obras da escultora

Redação 1

Orquestra da USP faz 100º concerto

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com