Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Entrevista: Paulo Lopes – A expectativa do comércio para 2019

O presidente do Sincovarp, Paulo César Lopes - Foto Divulgação


FRASES

“As forças vivas da cidade, em especial as entidades setoriais, possuem uma expertise fundamental e estão à disposição para auxiliar e acelerar esse processo”

“O presidente Bolsonaro está cercado de uma equipe técnica qualificada. Com equilíbrio, bom senso, atitude, governança e respeito às leis”

“Cometeu crime e foi condenado, tem de ser punido, seja o acusado um político, empresário ou cidadão comum. Leis existem para serem cumpridas, ainda mais por agentes públicos”

Empresário do comércio há 33 anos. Paulo César Garcia Lopes está em seu segundo mandato à frente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp). A entidade tem atuação em 44 municípios que compõem sua base territorial. Com forte atuação no setor, ela também integra o Conselho de Governo de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura da Prefeitura de Ribeirão Preto e é membro efetivo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP).

Em entrevista ao Tribuna Ribeirão, o empresário analisou o atual momento da economia regional e as perspectivas em função do novo governo federal e afirmou:

Tribuna Ribeirão – Ano novo. Novos governantes. Que expectativa o senhor tem em relação ao Governo do presidente Jair Bolsonaro?

Paulo César Garcia – A eleição de Jair Bolsonaro atendeu ao anseio de mudança manifestado pela maioria da população, nas urnas. Minha expectativa é positiva. O presidente Bolsonaro está cercado de uma equipe técnica qualificada. Com equilíbrio, bom senso, atitude, governança e respeito às leis, o novo governo tem tudo para colocar o país nos trilhos novamente. Temos de acreditar!

Tribuna Ribeirão – Que medidas ele precisará tomar na área econômica para que o Brasil volte a crescer?

Paulo César Garcia – As reformas da Previdência, Política e o aprofundamento da reforma Trabalhista, são fundamentais para os próximos passos da economia. Também é preciso fazer o ajuste fiscal com uma gestão eficaz dos recursos públicos, reduzir a taxa de juros, manter o controle da inflação, proporcionar a retomada do crédito e adotar medidas que estimulem toda a cadeia produtiva. O Brasil precisa de estabilidade e segurança. Já existe uma retomada da confiança por parte do empresariado e do consumidor, só precisamos continuar no rumo certo.

Tribuna Ribeirão – A Região Metropolitana de Ribeirão Preto é considerada um importante pólo comercial. O que precisa ser feito neste setor para que ele continue se desenvolvendo?

Paulo César Garcia – Ribeirão Preto é a “capital” do nordeste paulista. Além da população local, milhares de pessoas que moram na região vêm consumir aqui. A integração da Região Metropolitana será fundamental para fomentar o comércio varejista

Tribuna Ribeirão – Em relação a Ribeirão Preto que avaliação o senhor faz da atual administração?

 Paulo César Garcia – O prefeito Nogueira assumiu a cidade em uma situação muito difícil e tem feito um importante trabalho de gestão para reequilibrar as finanças e recuperar Ribeirão Preto. As forças vivas da cidade, em especial as entidades setoriais, possuem uma expertise fundamental e estão à disposição para auxiliar e acelerar esse processo. União de forças!

Tribuna Ribeirão – Quais são os principais desafios que Ribeirão Preto precisa vencer atualmente?

 Paulo César Garcia – A recuperação das finanças públicas é um grande desafio e, nesse contexto, solucionar a crise do IPM é fundamental. Com o caixa equilibrado, a cidade pode recuperar seu potencial de investimento. Outro desafio é melhorar a infraestrutura da cidade que apresenta muitos gargalos e é um grande anseio da população. A internacionalização do aeroporto é outro ponto importante. No que diz respeito ao comércio, existe uma série de medidas simples e de baixo custo, que a prefeitura pode adotar e que podem fomentar o varejo, bastante impactado pela crise nos últimos anos.

Tribuna Ribeirão – Nos últimos anos o país tem assistido muitos escândalos envolvendo político e empresários. Como mudar esta realidade?

Paulo César Garcia – É preciso combater o crime e a corrupção, de forma implacável. Não pode ter impunidade. Cometeu crime e foi condenado, tem de ser punido seja o acusado um político, empresário ou cidadão comum. Leis existem para serem cumpridas, ainda mais por agentes públicos. Outra maneira de combater-se essa realidade é apostar na renovação, com pessoas íntegras, que olhem o coletivo e não o individual. O poder está nas mãos do eleitor. Nunca houve um momento tão propício para o surgimento de novas lideranças. Investir em educação para trabalhar a mentalidade da pessoa desde cedo, sem ideologias políticas. É trabalhar o caráter,  honestidade, ética e a capacidade empreendedora do futuro cidadão. O Brasil precisa de paz e estabilidade para seguir o caminho do bem!

Postagens relacionadas

Presidente diz que deve vetar taxação para compras internacionais de até US$ 50

Redação 2

Vídeo | Marmoraria é alvo de criminosos na zona Sul de Ribeirão Preto

William Teodoro

Ensino médio pode ter 2,2 mil horas 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com